Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Admirável Mundo Novo (Biblioteca Azul)





A Terra agora se divide em dez grandes regiões administrativas. A população de 2 bilhões de seres humanos é formada por castas com traços distintivos manipulados pela engenharia genética: nos laboratórios são definidos os poucos dotados, destinados aos rigores do trabalho braçal, e também os que crescem para comandar. Não há espaço para a supresa, para o imprevisto. O slogan "comunidade, identidade e estabilidade" sustenta a trama do tecido social. Estamos no ano 632 depois de Ford - aquele da linha de produção de automóveis - quando o amor é proibido e o sexo, estimulado.
Tais ingredientes levaram "Admirável mundo novo" a figurar ao lado de "1984", de George Orwell, e "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, como uma das principais obras antiutópicas do século XX, em que um futuro sombrio aguarda a humanidade.Alguns ainda veem na ficção de Huxley, esse inglês refinado e cultíssimo, uma crítica à crescente influência americana no período entreguerras, que trazia a reboque a cultura de massas e o "american way of life".
Este é, acima de tudo, um romance de ideias, que descreve as formas mais sutis e engenhosas que o pesadelo do totalitarismo pode assumir, e que resiste inexpugnável às interpretações político-ideológicas de esquerda ou direita suscitadas desde seu lançamento. Mundialismo, controle genético, adestramento comportamental e intoxicação coletiva não são dados soltos para a mente construir com eles uma utopia: são órgãos solidários e inseparáveis de um mesmo e único sistema. Onde quer que apareça um deles, os outros o seguirão, mais cedo ou mais tarde. A lógica deste romance imita e condensa a lógica da Historia. E Huxley, desenvolvendo a sensibilidade a ponto de criar esse retrato ainda hoje tão perturbador, tornou-se autor de um dos grandes clássicos da literatura mundial.

Literatura Estrangeira

Edições (31)

ver mais
Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo

Similares

(144) ver mais
Fahrenheit 451
Laranja Mecânica
1984
Nós

Resenhas para Admirável Mundo Novo (565)

ver mais
DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Ficção Científica / Mês: Abril (Livro 2)
on 4/4/11


Admirável Mundo Novo me deixou inquieta assim como 1984 de Orwell. Ainda que este último tenha me afetado de forma bem mais opressora, Huxley não ficou muito atrás. Já nos primeiros capítulos o autor nos apresenta um mundo inimaginável (porém provável) onde as pessoas são condicionadas biologicamente e psicologicamente a existirem em concordância com as leis e normas sociais da época que não possuíam as éticas religiosas e apegos morais que regem a nossa atual sociedade. Quando algum i... leia mais

Vídeos Admirável Mundo Novo (24)

ver mais
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley | Nuvem Literária

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley | Nuve

RESENHA: ADMIRÃVEL MUNDO NOVO

RESENHA: ADMIRÃVEL MUNDO NOVO

[Resenha e Discussão] Admirável mundo novo, Aldous Huxley (Livro #9)

[Resenha e Discussão] Admirável mundo novo, A

Resenha - Admira?vel Mundo Novo

Resenha - Admira?vel Mundo Novo


Estatísticas

Desejam5.230
Trocam113
Avaliações 4.4 / 20.134
5
ranking 56
56%
4
ranking 30
30%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Yasmin
cadastrou em:
11/02/2014 18:15:52
SÁLVIO
editou em:
13/06/2017 21:01:40