Afonso de Albuquerque - O Sonho da Índia

Afonso de Albuquerque - O Sonho da Índia Elaine Sanceau


Compartilhe


Afonso de Albuquerque - O Sonho da Índia





Afonso de Albuquerque é a figura mais genial do império português do Oriente. Ora nos surge como marinheiro, ora como soldado, estadista, administrador ou diplomata, com a mesma competência e saber em todas as situações, pondo sempre as suas múltiplas facul­dades ao serviço de um único fim: fundar um poderoso império no Oriente, exaltar o rei e a pátria, difundir a fé.

Muito avançado para a época, Afonso de Albuquerque governou gente de outras raças sem a escravizar, res­peitou-lhe os costumes e deu-lhe liberdade religiosa, concedeu-lhe uma justiça que desconhecia, e deixou-a participar no governo, e preocupou-se com a educação e formação das novas gerações.

Sempre manietado pela falta de homens, de navios e de dinheiro, bem como pela estreiteza de vistas e pelas suspeitas injustas do rei, Albuquerque fez sentir a sua influência desde a Arábia até a China, de um modo especial na Índia, e dominou o Oceano Índico, tornando Portugal a potência hegemónica do Oriente.

Edições (1)

ver mais
Afonso de Albuquerque - O Sonho da Índia

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Renato
cadastrou em:
25/06/2014 20:10:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR