Algemas de Sol e Chuva

Algemas de Sol e Chuva Elma Mousinho


Compartilhe


Algemas de Sol e Chuva





Algemas de Sol e Chuva da autora norte-rio-grandense Elma Luzia Mousinho, narra um período da história da família de Zefa. Eles moram na zona rural de alguma cidadezinha do interior do nordeste brasileiro que sofre com as práticas mandonistas de um político corrupto. Neste romance, Mousinho narra um caso que não abrange apenas um grupo de uma região e os acontecimentos de suas vidas, mas conflitos expressivos que levam o leitor a refletir sobre problemas seculares que atingem os camponeses sem terra e o abandono dos governantes. Por isso, assim como Victor Hugo escreveu no prefácio de Os Miseráveis, enquanto houver na terra miséria gerada pela organização social não serão de todo inúteis os livros desta natureza.

“Este romance incrível” trata do sofrimento e da mutilação do indivíduo como um ser social, introduzindo o leitor em um ambiente representativo da realidade nordestina através de descrições da paisagem física e humana, aspectos identitários dos personagens e a interação linguística presente. Seu título, Algemas de sol e chuva, transcreve mais do que a limitação das personagens presas aos eventos da natureza, que determinam o sucesso ou fracasso da colheita.

O cenário deste romance social é passado no interior do nordeste brasileiro, narra a história de uma família e os problemas encontrados por ela, ilustrando o sofrimento dos que padecem com a seca e com a displicência dos que foram eleitos para resolver essa situação.
A autora foge da casualidade ao desvendar mecanismos de poder ocultos, trazendo à tona um sistema de mutilação social muitas vezes invisível para os que não sofrem com a tragédia da seca.


Enquanto existir nas leis e nos costumes uma organização social que cria infernos artificiais no seio da civilização, juntando ao destino, divino por natureza, um fatalismo que provém dos homens; enquanto não forem resolvidos os três problemas fundamentais a degradação do homem pela pobreza, o aviltamento da mulher pela fome, a atrofia da criança pelas trevas; enquanto, em certas classes, continuar a asfixia social ou, por outras palavras e sob um ponto de vista mais claro, enquanto houver no mundo ignorância e miséria, não serão de todo inúteis os livros desta natureza. (Victor Hugo)


Drama / Educação / História / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Algemas de Sol e Chuva

Similares

(2) ver mais
Os Miseráveis
A Canção do Vento

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Ben
cadastrou em:
03/03/2016 17:42:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR