Amar se aprende amando

Amar se aprende amando Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Amar se aprende amando


poesia de convívio e de humor




No último volume de poemas que publicou em vida, Carlos Drummond de Andrade une o lado sublime do sentimento amoroso às dimensões prática e política da vida cotidiana.

Amar se aprende amando permite como nenhum outro livro de Drummond um percurso pelas diferentes formas que o sentimento amoroso assume em sua poética. Do amor sublime àquele que se atinge pelo convívio ideal, da fusão dos amantes em unidade perfeita à celebração da amizade, o que encontramos nos 68 poemas que compõem este volume é o fruto do esforço do poeta em conciliar sentimento e experiência.

Se o amor pode ser aprendido pela prática, como afirma o título do livro, a concretude do cotidiano permeia o sentimento romântico, dando a conhecer a dimensão política deste. Ao anseio do amor ideal somam-se as referências do contexto histórico do país, que vivia sob um regime militar, como deixa claro o poeta nos versos: "O feijão é de todos, em princípio,/ tal como a liberdade, o amor, o ar./ Mas há que conquistá-lo a teus irmãos."

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Amar se aprende amando

Similares

(2) ver mais
Os Tons da Alma

Resenhas para Amar se aprende amando (14)

ver mais
Crônicas do cotidiano
on 29/12/21


O título do livro cria uma expectativa de poemas mais românticos, com exaltação do amor ou amada, mas na maior parte são crônicas em formato de poema. Poderiam estar em um jornal, diariamente. Ele fala de coisas, da época, do RJ e de BH, de eventos como Carnaval e enaltece alguns amigos ? aqui podemos entender como um tipo de amor. As crônicas-poema são muito boas, mas os assuntos abordados muitas vezes não são tão interessantes e são bem esquecíveis. Entretanto, alguns são memoráveis... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam1
Avaliações 3.8 / 85
5
ranking 28
28%
4
ranking 45
45%
3
ranking 19
19%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

27%

73%

João gregorio
cadastrou em:
05/04/2018 15:03:03
Jenifer
editou em:
15/10/2021 22:01:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR