Amargos como os frutos

Amargos como os frutos Paula Tavares


Compartilhe


Amargos como os frutos


Poesia reunida




Durante os tempos das lutas pela libertação de Angola, uma significativa parcela dos poemas produzidos transformou-se em arma ideológica de combate ao colonialismo. A partir da independência, ao lado da literatura de exaltação nacional, marcada pelo discurso panfletário e anticolonialista, começaram a surgir novas vertentes poéticas que, sem negar a importância de um compromisso com as realidades nacionais, buscam em si outros ingredientes.

Paula Tavares é uma dessas escritoras que cedem sua vozpara expressar, com rebeldia e ternura, o clamor amargo das mulheres encarceradas em seu próprio silêncio. Além dos efeitos das muitas décadas de guerras em Angola, as mulheres sofreram também no próprio corpo a opressão do machismo, natural depois de tanto tempo enraizado na cultura local.

A antologia poética Amargos como os frutos é a representação da voz feminina africana na sua individualidade, na sua feminilidade, na sua corporalidade. Palavras essenciais, intimistas e plurais, locais e universais, numa linguagem que registra e mistura crueldades e delicadezas.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Amargos como os frutos

Similares


Resenhas para Amargos como os frutos (2)

ver mais
A Poesia reunida de Paula Tavares em "Amargos como os frutos"

A poesia de Paula Tavares compilada em Amargos como os frutos possui certo misticismo, inserindo o leitor nas terras longínquas do continente africano. Uma das grandes vozes femininas de seu país na literatura/poesia nos presenteia com versos minimalistas repletos de metáforas que fazem alusão aos costumes de sua nação, enaltece o panorama das paisagens africanas além de servir como crítica social ao machismo imposto às mulheres. Gritos, dores, suor do trabalho, valorização da ter... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.3 / 39
5
ranking 62
62%
4
ranking 26
26%
3
ranking 8
8%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Déa Paulino
cadastrou em:
18/12/2012 01:27:40
Jenifer
editou em:
09/08/2019 16:08:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR