Amor Tardio

Amor Tardio Veridiana Avelino


Compartilhe


Amor Tardio (O Nordeste em Contos)


Um Conto de Veridiana Avelino




Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro fundado pela Coroa Portuguesa. Terra famosa pelos engenhos de cana-de-açúcar e também pelo bolo Souza Leão, iguaria servida ao Imperador Dom Pedro II e à Tereza Cristina, durante a visita à capitania mais próspera do Brasil Império. Esse berço histórico e rico em cultura será o palco do encontro de duas pessoas que, aprenderam na prática, o que é resiliência.

Auri Mascarenhas, um próspero senhor de engenho, cuja vida foi dilacerada pela perda precoce da esposa e do filho natimorto. Para expurgar sua dor, Auri fechou o coração para o amor e se dedicou à sua terra, ao plantio e à colheita. Trabalhava nos canaviais até sentir o corpo latejar, para só assim, tentar suplantar a lancinante dor que o atormentava, desde o fatídico acontecimento.

Janeide Batista, uma jovem sobrevivente da seca, perdeu os pais durante o trajeto até as terras férteis pernambucanas. Não chorou. O corpo reteve as lágrimas para se poupar. Ao chegar ao engenho, quase desfalecendo, parecia que procurava o abraço da morte para pôr fim à sua dor. Ao avistar o verde do canavial, sentir o barro massapê sob os pés e a brisa do rio em seu rosto cansado, pensou que estava tendo uma miragem. Chegar àquele lugar trouxe algum alento para sua vida sofrida.

Será possível que algum sentimento em comum brote dentro desses dois corações castigados pelas intempéries da vida? O destino, sempre surpreendente, une almas sem a permissão de ninguém e senta para assistir o que pode acontecer. Da mesma forma, a autora nos convida a puxar uma cadeira, pegar uma fatia de bolo de rolo e uma xícara de café coado e degustar esse conto, que traz um pouco dos aspectos culturais de um povo tão forte, resistente.

A lida nos engenhos de cana de açúcar, o drama dos retirantes e a religiosidade são os elementos escolhidos como bordado para esse conto, que tem a cara do Nordeste, a cara do Brasil.

Contos / Romance

Edições (1)

ver mais
Amor Tardio

Similares


Resenhas para Amor Tardio (2)

ver mais
Vamos celebrar o meu país nordeste
on 16/9/22


Coisa boa é se reconhecer no que a gente consome. Amo ler sobre as vivências mais antigas do nordeste, traz um saudosismo e um senso de pertencimento que muitas vezes deixamos de lado. Esse conto mostra o cenário sofrido do nordeste, aspecto já bastante explorado nas obras literárias, mas também adiciona a esperança e a fé em doses iguais, pra não se perder dentro de um clichê dessa cultura tão rica. O conto traz protagonistas que tem enfrentado seus próprios problemas, o que nos aprox... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Helanny
cadastrou em:
16/09/2022 11:47:35
Helanny
editou em:
16/09/2022 11:54:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR