Amores plurais

Amores plurais Henrique Magalhães


Compartilhe


Amores plurais


Quadrinhos e homossexualidade




A editora Marca de Fantasia tem promovido anualmente um concurso de tiras com o objetivo de estimular a produção e dar visibilidade aos novos autores. O projeto gerou duas edições do álbum GAG, uma em 2009 e outra em 2011. Em 2012, os selecionados no concurso do ano anterior foram publicados na revista Maria Magazine, voltada ao humor em tiras.
Ainda em 2012 realizou-se nova versão do concurso, focando nos quadrinhos de temática homossexual. Participaram autores de tiras e histórias longas, abordando várias expressões da homossexualidade, como gays, ursos, lésbicas e transsexuais, seus problemas, conquistas e afirmação.
A seleção das HQ publicadas neste álbum foi feita por pesquisadores do grupo Imaginário!, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Após a leitura de todos os trabalhos, onde cada avaliador apresentou suas escolhas, as HQ selecionadas foram as que figuraram na lista de pelo menos três, considerando a pertinência ao tema do concurso, a originalidade da arte e a clareza narrativa. Foram inscritos 23 trabalhos originários de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, além de Portugal e Argentina.
Todos os quadrinhos trouxeram uma visão afirmativa da homossexualidade, alguns com crítica à homofobia, outros com lirismo ou tom didático. Os traços variaram do cartum, sobretudo nas tiras, ao realista, nas histórias mais longas, bem como o mangá. Um trouxe um traço estilizado e versos inspirados em literatura de cordel.
O concurso atingiu plenamente seu objetivo, de fomentar a discussão e a produção artística sobre as relações entre o mesmo sexo, expressas em histórias em quadrinhos. Constatou-se que há interesse e liberdade criativa para abordar a questão, faltando, contudo, a atenção do meio editorial.
15 trabalhos foram selecionados, alguns de dupla ou grupo, a maioria de autores individuais. Não houve a escolha da melhor obra, pois não era essa a intenção. Ressalte-se a importância da participação de todos, que se engajaram com entusiasmo na proposta do concurso; mesmo os não selecionados tiveram seus trabalhos indicados por alguns dos membros do grupo, o que demonstra a qualidade e a sensibilidade das obras.

HQ, comics, mangá / LGBT / GLS

Edições (1)

ver mais
Amores plurais

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Fábio
cadastrou em:
15/06/2014 23:37:53
caarolparker
editou em:
04/02/2020 09:07:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR