Anatomia da Destrutividade Humana

Anatomia da Destrutividade Humana Erich Fromm


Compartilhe


Anatomia da Destrutividade Humana





“A anatomia da destrutividade humana”, o imenso e rigoroso trabalho de Fromm (1975), um de seus últimos, apesar do inegável valor, não recebeu a devida atenção nos meios acadêmicos, talvez por ter sido publicado num momento em que a perspectiva culturalista estava deixando de ser a moda entre uma intelectualidade mais preocupada em parecer informada sobre a última novidade que vinha da França do que no valor intrínseco das obras.



A tese de Freud – também defendida por Lorenz, Desmond Morris e outros instintivistas – que Fromm questiona, pode ser descrita assim: a agressividade do homem, expressa no seu comportamento tal como se registra na guerra, no crime, nos conflitos pessoais e em todas as espécies de comportamentos destrutivos e sádicos, é devida a um instinto filogeneticamente programado, inato, que procura descarga e aguarda a ocasião propícia para exprimir-se.



Essa tese chegou a encontrar larga aceitação, não devido à validade dos argumentos que a fundamentam, mas por ela facilmente poder transformar-se numa ideologia que ajuda a atenuar o medo daquilo que pode acontecer e a racionalizar o sentimento de impotência das pessoas. Fromm pergunta:



Que poderia ser mais satisfatório às pessoas que mostram-se amedrontadas e sentem-se impotentes para mudar o rumo das coisas que conduzem à destruição do que uma teoria que nos assegura que a violência origina-se de nossa natureza animal, de uma ingovernável impulsão para a agressão, e que o melhor que temos a fazer, como afirma Lorenz, é compreender a lei da evolução que é o elemento responsável pela potência dessa impulsão? (1975, p.22).

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Anatomia da Destrutividade Humana

Similares

(1) ver mais
Conceito marxista do homem

Estatísticas

Desejam35
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Availton
editou em:
30/08/2021 15:31:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR