Angústia e Beatitude

Angústia e Beatitude Ciflovedo - Cícero Flores de Azevedo

Compartilhe


Angústia e Beatitude


no limiar da sabedoria - Zen-Budismo - Ramana Maharshi - Krishnamurti




O título desse livro refere-se ao estado de insatisfação que o samsara (infantil ou adulto) exala, o estado de dukkha - cuja melhor tradução é, realmente, angústia ou insatisfação.
Dukkha indica também "sofrimento", já que até mesmo as maiores alegrias e triunfos são fontes de sofrimento - mesmo que um Deus, para dar um exemplo "do alto", vença uma guerra, isso não é sinal de força, nem de vitória pois, se um Deus se deixa envolver em uma guerra, isso é sinal de que ele não está além da guerra - está tão preso nas cadeias da guerra quanto qualquer outro. Assim, temos que sair do estado de Angústia dos castelos de areia adultos e alcançarmos o estado de Beatitude, satisfação plena (nirvana), onde não há a necessidade de vencer guerras ou satisfazer caprichos dos mais duvidosos, que aparecem nas nossas fantasias, sejam fantasias humanas ou celestes. O Budismo aqui é tratado pelo que é - o profundo Ensinamento de Buda, livre de qualquer tipo de fronteira oriental, ocidental ou sideral.

Esoterismo / Filosofia / Literatura Brasileira / Psicologia / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Angústia e Beatitude

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Dover0
editou em:
10/12/2018 15:28:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR