Anna Karênina Encardenado

Anna Karênina Encardenado Leon Tolstoi


Compartilhe


Anna Karênina Encardenado (Grandes obras da cultura universal #28)


Capa Dura




Liev Tolstói escreveu Anna Kariênina entre 1873 e 1877, prestes a completar 45 anos. Depois de escrever o romance Guerra e paz , entre 1863 e 1869, dedicara-se aos afazeres agrícolas, além de fundar escolas, elaborar e difundir teorias e técnicas pedagógicas polêmicas e estudar o grego com afinco. Ao mesmo tempo, foi acumulando uma impressionante quantidade de informações sobre o tsar Pedro, o Grande. Seu intuito era escrever um romance sobre a época em que Pedro I foi o imperador da Rússia.

Após tentativas obstinadas, Tolstói desistiu do projeto. Por outro lado, nutria a ideia de fazer um relato sobre uma mulher adúltera, da alta sociedade. Durante um tempo, estes dois temas levaram vidas independentes em seu pensamento. Quando a imaginação os uniu, Anna Kariênina começou a nascer. Em janeiro de 1875, a revista Mensageiro russo publicou os primeiros catorze capítulos de Anna Kariênina.

Tolstói distribuiu ao longo do livro os temas que o inquietavam, discutidos pelos personagens - a guerra da Sérvia, a administração agrícola, o regime da propriedade da terra, a relação com os trabalhadores, a decadência da nobreza, a educação das crianças, o casamento, a religião, o serviço militar compulsório, as teorias de Spencer, Lasalle, Darwin e Schopenhauer. Estruturado em paralelismos, o livro se articula por meio de contrates - a cidade e o campo; as duas capitais da Rússia (Moscou e São Petersburgo); a alta sociedade e a vida dos mujiques; o intelectual e o homem prático, etc.

O tema é descentralizado a cada novo episódio. Os dois principais personagens, Liévin e Anna, só se encontram uma vez, em toda a longa narrativa. Mas nem por isso estão menos ligados, pois a situação de um permanece constantemente referida à situação do outro. Anna viaja a Moscou para tentar salvar o casamento em crise de seu irmão. Consegue ajudá-lo, mas acaba pondo a perder o seu próprio, apaixonando-se por um aristocrático militar por quem larga o marido e o filho pequeno. Liévin, um rico e jovem proprietário de terras rurais, vive às voltas com problemas de conflitos de classe de seus lavradores e questionamentos existenciais profundos.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Anna Karênina Encardenado

Similares

(1) ver mais

Resenhas para Anna Karênina Encardenado (6)

ver mais
Impressionantemente belo, rico em detalhes da (breve) vida
on 11/2/24


Quanta genialidade ao descrever os personagens, a vida cotidiana, os problemas sociais; Tolstói conseguiu criar com maestria um livro que amei muito ler! São inúmeros diálogos impressionantes, cheios de detalhes, cheios de cotidianos?os nossos problemas, alegrias, questionamentos dos dias atuais não se fazem diferentes do que o autor descreve tão incrivelmente. Os questionamentos da vida humana, o quem sou eu? Por que estamos aqui? A nossa relação com a religião, são temas abordados po... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 32
5
ranking 75
75%
4
ranking 19
19%
3
ranking 3
3%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Villa.Rica
cadastrou em:
19/07/2019 11:59:00
Villa.Rica
editou em:
25/04/2021 08:55:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR