Anuário Lukács 2014

Anuário Lukács 2014 Gilmaisa Costa...


Compartilhe


Anuário Lukács 2014 (Anuário Lukács)





Orelha: O lançamento deste primeiro Anuário pelo Instituto Lukács certamente consiste numa iniciativa ousada, como ousada foi a própria criação do referido Instituto em 2012, considerando tratar-se de uma iniciativa destituída de qualquer finalidade lucrativa e destinada à produção e à publicação de livros acessíveis ao conjunto mais amplo da população de estudantes e de leitores interessados por temas filosóficos e de ciências sociais com caráter crítico e revolucionário. Apoia ainda as formas de luta contra as bárbaras condições em que se encontram, objetiva e subjetivamente, amplas parcelas da humanidade, ante o projeto de civilização construído sob o domínio do sistema do capital.
O Anuário Lukács 2014, começando pelo próprio Lukács, reúne artigos de autores nacionais e internacionais com vasta experiência e acúmulo reconhecidos e de jovens pesquisadores que, na esteira de Lukács, iniciam sua aproximação ao universo categorial do pensamento do autor. Com isso, despretensiosamente possibilita a divulgação do debate em torno de temas referentes à Estética e à Ontologia lukacsiana.
Gilmaisa Costa.
 
Contra-capa:
 
O percurso processual de Lukács em direção ao conhecimento, com formação intelectual situada basicamente no circuito centro-europeu, com circulação entre Budapeste, Berlim e Moscou, se deu em meio a um mundo marcado por duas guerras mundiais em que Lukács testemunhou também, como protagonista, a ascensão e o desgaste de processos revolucionários que atingiram seu próprio país de origem, a Hungria. As circunstâncias desfavoráveis à divulgação do seu pensamento maduro, permeadas pelo declínio do interesse pelo marxismo e por críticas um tanto mal formuladas de alguns autores do seu próprio círculo intelectual, não invalidaram, entretanto, o surgimento de iniciativas que paulatinamente ganham força na retomada de fundamentos marxianos sobre o ser social e do ser social burguês em particular, presentes em sua Ontologia.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Anuário Lukács 2014

Similares

(1) ver mais
ANUÁRIO LUKÁCS 2015

Resenhas para Anuário Lukács 2014 (1)

ver mais
on 14/2/22


"O movimento popular não apela para a passividade, para a credulidade, para o desespero da humanidade, mas, pelo contrário, deseja que ela claramente se torne sóbria e consciente a respeito de sua própria condição, suas finalidades e esforços e em colocá-los em prática por meio da consciente ação na realidade. A realidade é, então, para a humanidade, não um caos estranho e hostil, mas sim um lar a ser construído."... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

HenriqueM.Castro
cadastrou em:
21/07/2017 14:50:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR