Aporofobia, a aversão ao pobre

Aporofobia, a aversão ao pobre Adela Cortina


Compartilhe


Aporofobia, a aversão ao pobre


Um desafio para a democracia




“Aporofobia”, o neologismo que dá nome ao medo, rejeição ou aversão aos pobres, foi escolhido como a palavra do ano 2017 pela Fundación del Español Urgente (Fundéu) e incorporado ao Diccionario de la lengua española no mesmo ano.

Segunda a autora, aqueles que produzem verdadeira fobia são os pobres. Os estrangeiros com dinheiro não produzem rejeição. Ao contrário, espera-se que tragam recursos e são recebidos com entusiasmo. Aqueles que inspiram desprezo são os pobres, aqueles que parecem não poder oferecer nada de bom, sejam eles migrantes ou refugiados políticos. E, no entanto, não havia nome para essa realidade social inegável. Diante de tal situação, Adela Cortina procurou no léxico grego a palavra “aporos”, que significa pobre, e cunhou o termo “aporofobia”. Além de definir e contextualizar o termo, ela explica a predisposição que todos nós temos para esta fobia e propõe formas de superá-la através da educação, da eliminação das desigualdades econômicas, da promoção de uma democracia que leva a igualdade a sério e da promoção de uma hospitalidade cosmopolita.

Com prefácio de Jessé Souza, o livro é de leitura obrigatória não somente para conhecer o termo “aporofobia”, mas também para compreender melhor esse fenômeno que marca a sociedade brasileira.

Direito / Geografia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Aporofobia, a aversão ao pobre

Similares


Resenhas para Aporofobia, a aversão ao pobre (11)

ver mais
uma grande nota 6
on 29/5/22


bom, mas não toca na raiz central do problema: o capitalismo. faz pequenas mansões, mas prefere ir por um viés que não acho tão produtivo quando o que põe as relações capitalista no centro da desigualdade e do descaso por pessoas pobres. faltou materialismo e sobrou liberalismo barato, esperava por muito mais.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 51
5
ranking 51
51%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Rafael Almeida
cadastrou em:
09/11/2020 12:53:46
Jim
editou em:
17/05/2022 20:46:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR