Esta pesquisa objetiva elucidar condições teórico-metodológicas favoráveis ao ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Com base nas referências teóricas fornecidas pela perspectiva histórico-cultural, apoiada principalmente na Teoria da Atividade de Leontiev, a tese retoma a relação entre apropriação conceitual e desenvolvimento do psiquismo e procura evidenciar propriedades do ensino em que os conceitos propiciem impacto qualitativo sobre o desenvolvimento psíquico. Distintos entendimentos do que seja conceito e seu modo de apropriação influenciam a organização da prática pedagógica, conduzindo a diferentes níveis de generalização dos conceitos apreendidos. Diante disso, procedeu-se, inicialmente, à análise de como têm sido ensinados conceitos científicos na escola. O estudo evidencia a forte influência da lógica formal e sua repercussão na modalidade de funcionamento intelectual dos alunos que se atêm ao pensamento empírico. Posteriormente, o trabalho destaca que a percepção do conceito como instrumento cognitivo, bem como a compreensão do processo ativo de apropriação pelo sujeito, oferecem indicadores para se considerar a aprendizagem como uma atividade que envolve necessidades e motivos e que se realiza mediante ações e operações. No ensino, esses elementos são intencionalmente acionados, permitindo identificar no movimento entre ações e operações indícios de mudança da qualidade de pensamento. Na pesquisa de ca.
Educação / Psicologia