Arena pra quem?

Arena pra quem? Carlos Siqueira


Compartilhe


Arena pra quem?


O “legado” que o Corinthians e a Copa do Mundo de 2014 deixaram para o bairro de Itaquera




Embora tenha chegado a vez do Corinthians, a região de Itaquera tem um dos menores índices de IDHM de São Paulo – com 0,632 (referência UDH Centro de Educação Infantil Irmã Mariana Sala e referência UDH Lopes Supermercados), de acordo com dados de 2014. IDHM é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, medido por três áreas mais importantes do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Esse índice é analisado pela UDH, Unidades de Desenvolvimento Humano, que são recortes espaciais correspondentes aos bairros.

A demora para a chegada do progresso na região é antiga. As colônias japonesas, estabelecidas no local a partir de 1925, embora tenham tido a promessa de implantação de energia elétrica em 1927, puderam ver sua efetivação somente em 1954, isto é, 27 anos depois.

O livro “Arena Pra Quem? – O “legado” que o Corinthians e a Copa de 2014 deixaram para o bairro de Itaquera” traz para o centro da discussão todas essas questões que fomentaram as promessas de que a Copa de 2014 e a construção do estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, deixariam um legado para a região.

Além disso, levanta questionamentos sobre especulação imobiliária, elitização do futebol e, sobretudo, se o Corinthians, time intitulado como “do povo”, tem algum tipo de projeto social que estenda oportunidades às crianças e jovens das comunidades do entorno.

Esportes

Edições (1)

ver mais
Arena pra quem?

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Davi
cadastrou em:
02/06/2017 03:06:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR