Arthur Machen - O Mestre da Dark Fantasy

Arthur Machen - O Mestre da Dark Fantasy Arthur Machen


Compartilhe


Arthur Machen - O Mestre da Dark Fantasy





Esse livro é um conjunto de contos baseados na trilogia de Arthur Machen lançada pela Hippocampus Press, sob a coordenação de S.T. Joshi, um dos maiores especialistas na vida e obra de H.P. Lovecraft e em literatura fantástica no mundo. O projeto, financiado via Catarse em 2022, é uma coleção temática focada nos contos de Dark Fantasy dessa trilogia. O projeto remonta o ano de 2017 quando a Editora Clock Tower lançou um primeiro livro de Arthur Machen dedicado especificamente ao horror sobrenatural.

Embora se atribua a escritora Gertrude Barrows Bennett a criação do subgênero Dark Fantasy nas revistas pulp dos anos 1920, estudiosos chamam a atenção para o conto "A Máscara da Morte Rubra" (1842) de Edgard Allan Poe como o primeiro a mesclar a fantasia com horror. Fórmula que seria utilizada com sucesso no futuro em filmes, RPGs e games. A Dark Fantasy normalmente se caracteriza por histórias medievais (mas, nem sempre) que tenha como pano de fundo o horror e uma sensação de decadência e luta pela sobrevivência em meio a perigos de todos os tipos. Certamente um fato incontestável é a dificuldade de delimitar as fronteiras que separam a fantasia do horror e as que as une. Então para isso contamos com o apoio de S.T. Joshi que muito nos ajudou para preparar essa seleção incrível de contos tendo como temática a fantasia sombria.

Sobre o autor:
Arthur Machen (1863-1947) foi um escritor galês de contos, novelas e romances de horror e fantasia. Ficou muito famoso no final do século XIX e começo do século XX.
Nasceu em Caerleon, região ligada a um passado de ocupação romana e de lendas medievais dos celtas. Tais influencias seriam muito presentes em parte de sua obra.

Machen era filho de John Edward Jones, vigário da paroquia local e de sua esposa escocesa Janet Robina Machen. Desde cedo o jovem vasculhava a biblioteca do pai aos 8 anos, e segundo consta, daí surgiu seu interesse pelo oculto ao consultar um livro antigo sobre alquimia. Aos 11 anos ingressou na Hereford Cathedral School tendo uma educação exemplar, começando a ensaiar seus escritos. Machen não conseguiu entrar para a universidade, pois seus pais eram pobres, preferindo se dedicar com muito afinco a literatura, jornalismo e a ser um autodidata.

Em 1885 faleceu sua mãe e dois anos depois foi a vez de seu pai morrer. Nesse mesmo ano Machen se casou com Amelia Hogg, tendo recebido parte de uma herança, o que lhe permitiu dedicar com mais afinco a literatura. A partir de 1890 sua carreira decolou com seu grande sucesso, a novela "O Grande Deus Pã", mas no final dessa mesma década sua esposa faleceu de câncer, o que o deixou abatido, tendo sido convidado por seu amigo E.A. Waite a ingressar na sociedade secreta Hermetic Order of the Golden Dawn, o que também foi grande influência para seus escritos.

Em 1903 casou-se com Dorothie Purefoy Hudleston. Machen com todo talento passou momentos de glória e outros de esquecimento. Mas, no final de sua vida foi muito reconhecido pelos grandes escritores de sua época, vindo a falecer apenas alguns meses após sua esposa em 15 de dezembro de 1947, sendo sepultado no Cemitério da Igreja de St. Mary The Virgin em Amersham.

Sumário

- Introdução
- Cronologia de sua vida e obra (com fotos)
Contos:
- Um Fragmento de Vida
- O Retorno Triunfal
- O Ômega Exaltado
- A Estrada para Dover
- Os Arqueiros
- N
- As Crianças na Lagoa
- As Crianças Felizes

- Apêndice

O tradutor

Conheça um pouco do responsável pela tradução do livro.

José Geraldo Campos Trindade nasceu no Rio de Janeiro, onde se licenciou em Português, Inglês e Literatura pela então Universidade do Estado da Guanabara. Mais tarde, fez o Mestrado em Educação na Universidade de Brasília. Começou a carreira como revisor de textos no Jornal do Brasil, passando pela revista Manchete, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo jornal O Estado do Maranhão. E, na UnB, para a qual também fez trabalhos de revisão, iniciou as traduções com trabalhos voltados para a educação. Em 2017, traduziu os contos que integram o livro Arthur Machen, O Mestre do Oculto, da Ed. Clock Tower. Além de revisor e tradutor também contista e cronista, com textos publicados e alguns contos premiados. E-mail de contato: josegeraldocampos@gmail.com

O artista
Conheça um pouco do artista responsável pela capa do projeto.

EdCarl Evans é natural de Martinópolis-SP, estudou desenho artístico e pintura no Ateliér Orfeo Branchini em Ribeirão Preto-SP entre 1977 e 1979. Como artista plástico participou de várias exposições e trabalhou em gráficas e cartonagens e hoje é freelance, tendo feito algumas capas de livros e quadrinhos para clientes e editoras entre outros segmentos no campo profissional publicitário. Merece grande destaque a sua página FB https://www.facebook.com/edcarl.evans que contém uma grande amostra de seu talento! Ed Carl desenvolveu a arte que foi a base para a capa do livro Weird Western da Clock Tower. E-mail de contato: evans.arte-final@hotmail.com

O diagramador
Conheça um pouco do responsável pela diagramação do livro.

José Geraldo Gouvêa é escritor e tradutor, atualmente com quatro livros solos publicados (dois originais e duas traduções - A Terra da Noite e Além da Imaginação e do Tempo, ambos pela Clock Tower), além de várias obras avulsas em coletâneas. Também é um entusiasta da tipografia, autodidata em desktop publishing usando LaTeX na plataforma Linux. Diagramou quatro livros para a Editora Clock Tower: A Terra da Noite, O Ciclo de Yig, Além da Imaginação e do Tempo e Weird Western. Mantém o blog Letras Elétricas http://www.letraseletricas.blog.br. E-mail de contato: jggouvea@gmail.com

Aspectos físicos do livro:

Nº de páginas: aprox. 200
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: brochura
Tipo de papel: pólen soft 80g/m²

Equipe editorial:

Tradutor: Geraldo Campos
Revisor: Aparecida Rondina
Projeto gráfico: Everton Carraretto
Diagramação: José Geraldo Gouvêa
Arte da Capa: EdCarl Evans
Organização: Denílson Carraretto
Editora: Clock Tower

A diagramação valoriza um bom tamanho de fonte e espaçamento entre linhas e margens adequadas, além do uso de papel pólen que suaviza a leitura prolongada em ambientes de pouca iluminação. Foi utilizado o software livre LaTeX.


Mais informações: https://www.catarse.me/machen

Fantasia / Suspense e Mistério / Terror

Edições (1)

ver mais
Arthur Machen - O Mestre da Dark Fantasy

Similares

(65) ver mais
Great Horror Stories
Arthur Machen - O Mestre do Oculto
O Terror

Vídeos Arthur Machen - O Mestre da Dark Fantasy (1)

ver mais
DEU A LOUCA NO RUBENS: TBR - TUDO O QUE QUERO LER EM JUNHO, ANIVERSÁRIO DO RUBENS E DO LER VICIA

DEU A LOUCA NO RUBENS: TBR - TUDO O QUE QUERO


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 11
5
ranking 45
45%
4
ranking 36
36%
3
ranking 9
9%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

69%

31%

Dalton
cadastrou em:
04/05/2022 04:38:31
bruno.rauber
editou em:
04/05/2022 17:17:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR