Artistas enfim: A banda da Força Pública de São Paulo nos tempos da Primeira República

Artistas enfim: A banda da Força Pública de São Paulo nos tempos da Primeira República JOSE ROBERTO DOS SANTOS


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Sempre muito atento à “boca de mil dentes” que formava a cultura sonora da “Paulicea” em 1922, Mário de Andrade identificou que nela tocava “a banda do Fieramosca: Pa, pa, pa, pum!”, como também “a banda da polícia: Ta, ra, ta, tchim”. Não era sem razão as referências a esses dois grupos musicais. Eles eram bem conhecidos à época, em um panorama bastante concorrido e diversificado de bandas que circulavam pela cidade. Na verdade, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX as bandas de música ocupavam de maneira muito atuante os espaços públicos dos centros urbanos e em São Paulo a situação não era diferente, como indica o modernista. Embora as bandas tenham uma história variada e antiga, fundadas nas práticas comunitárias, civis e militares, elas começaram a se multiplicar na sua forma mais moderna nesse período. Por isso logo no começo do século XX já existiam dezenas e dezenas delas espalhadas pelos bairros de São Paulo.

É curioso observar como as onomatopeias utilizadas pelo poeta tem aquele traço evidentemente modernista e servem para conectar o leitor aos sons das bandas sustentados pela percussão e os sopros, sobretudo os de metal. Curiosamente na mesma época Monteiro Lobato também utilizou o recurso para identificar os “tá-rá-tá-tás nhambiquaríssimos” das bandas que se “postam na rua estrugindo” seus sons. Ao contrário de Mário, o tom de Lobato é de reclamação, mas a queixa deixa evidente mais uma vez a presença das bandas circulando estrepitosamente pelas ruas da cidade. Embora tivessem formação instrumental variada, sopros e ritmo eram sempre a base central. Essa matriz conferia aos conjuntos uma potência sonora invejável em uma época

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