As concepções sobre ohomem e o seu processo de aprendizagem/desen-volvimento têm sido compreendidas a partir de variadas perspectivas e sob o olhar teórico-filosófico tanto das ciências naturais e biológicas quanto das ciências humanas e sociais, fato que imprime um teor polêmico para a questão, pois o indivíduo é reconhecido ora como um ser natural ora como um ser social e his-tórico. Diante disso, este artigo propõe-se apresentar as concepções de quatro autores fundamentais – Skinner, Piaget, Vygostki e Wallon – que influenciaram sobremaneira as compreensões do humano ao longo do século XX.Na elaboração desse artigo não houve a preocupação em apresentar os autores numa cronologia histórica, mas sim identificá-los como representantes das ciências naturais e biológicas ou representantes das ciências humanas e sociais. Inicia-se com os conceitos principais de J. B. Skinner, seguido de J. Piaget – que são considerados representantes das ciências naturais, e finaliza-se com a apre-sentação dos principais conceitos de L. S. Vygostki e H. Wallon – representantes das ciências humanas e sociais. Pretende-se, ainda, criar condições de aprofundamento acerca das teorias pela via da sua superação por incorporação, como postula a visão dialética de ciência, tendo em vista o compromisso com o constante desenvolvimento do conhecimento científico.
Educação / Psicologia