AS FLORESTAS DE SÍMBOLOS: UMA ANTOLOGIA DE AS FLORES DO MAL

AS FLORESTAS DE SÍMBOLOS: UMA ANTOLOGIA DE AS FLORES DO MAL Baudelaire


Compartilhe


AS FLORESTAS DE SÍMBOLOS: UMA ANTOLOGIA DE AS FLORES DO MAL (Obras raras)


(EDIÇÃO HISTÓRICA, COM TRADUÇÕES DE 1871 A 1933), DE CHARLES BAUDELAIRE




Pai da modernidade, Charles Baudelaire é considerado um dos maiores poetas do século XIX.

As Flores do Mal é uma daquelas obras-primas inesgotáveis. Dentre os inúmeros temas presentes nessa obra estão: a teoria das correspondências, de influência de Emmanuel Swendenborg, o flagelo social, o conflito religioso, o feio e o belo, a estética da arte, e o Mal...

Baudelaire acreditava que a natureza humana é intrinsecamente má, pois somos fadados a fazer o mal. A própria arte, que parece ser a salvação, é obra desse mesmo Mal.

Através da poesia, Baudelaire vê o seu velho mundo em ruínas, engolido pelo Inferno da modernidade, e, ao mesmo tempo, sente o tédio, que não é indolência ou preguiça, mas a própria acídia: misto de torpor dos sentidos e sentimento de culpa, perante à destruição do belo.

O fim dos tempos, a ascensão do secularismo em detrimento da espiritualidade, servem como gatilho para sustentar a fuga espiritual (“fuga mundis”): a transcendência baudelairiana. É como se o pensamento ocidental fosse uma catedral ruindo, e o homem desgraçado, exilado da Graça Divina, procurasse o contato místico com o Céu ou o Inferno, assumindo sua condição de caído, expulso. Com isso, Baudelaire via que o progresso político e histórico suprimia a individualidade e a comunhão com o mistério. Eis a nostalgia da Dor.

Como um iconoclasta, o homem despedaçou mitos, substituindo-os por simulacros utópicos, como democracia, igualdade, etc. O satanismo de Baudelaire é um veículo mítico, por meio do qual ele projeta o drama da modernidade, tendo como protagonista o homem amargurado com sua natureza intrinsecamente má, iludido de sua ciência, caído e expulso do Paraíso, tendo de conviver com o tédio e a desesperança em um mundo secularista.

Eis a importância desta obra-prima para a compreensão de nossas misérias e esperanças.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
AS FLORESTAS DE SÍMBOLOS: UMA ANTOLOGIA DE AS FLORES DO MAL

Similares

(9) ver mais
Algumas Flores de Flores do Mal
Las Flores Del Mal
As Flores Do Mal
Flores do Mal - O Amor Segundo Charles Baudelaire

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Cesar Wolf
cadastrou em:
23/06/2016 14:08:10
wagner.schadeck
editou em:
31/05/2017 11:46:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR