As Meninas

As Meninas Lygia Fagundes Telles




As Meninas





São Paulo, 1973, auge da ditadura militar. Num pensionato para moças, as universitárias Lorena, Lia e Ana Clara iniciam a vida adulta num mundo conturbado por rápidas transformações. Lygia Fagundes Telles entrelaça de modo sutil e complexo as trajetórias dessas meninas às voltas com o sexo, as drogas e a repressão política.

Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, linda como uma modelo, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, por fim, milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso.

As meninas colhe essas três criaturas em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas. Transitando com notável desenvoltura da primeira pessoa narrativa para a terceira, assumindo ora o ponto de vista de uma ora de outra das protagonistas, Lygia Fagundes Telles constrói um romance pulsante e polifônico, que capta como poucos o espírito daquela época conturbada e de vertiginosas transformações, sobretudo comportamentais.

Obra de grande coragem na época de seu lançamento (1973), por descrever uma sessão de tortura numa época em que o assunto era rigorosamente proibido, As meninas acabou por se tornar, ao longo do tempo, um dos livros mais aplaudidos pela crítica e também um dos mais populares entre os leitores da autora.

"Que beleza, que força, que matéria viva e lancinante em As meninas." - Carlos Drummond de Andrade

"Lygia Fagundes Telles tem realmente algo da delicadeza atmosférica de uma Katherine Mansfield. A diferença é apenas a seguinte: ela também sabe escrever romance e As meninas é mesmo um romance de alta categoria." - Otto Maria Carpeaux

Literatura Brasileira / Romance

Edições (9)

ver mais
As meninas
As Meninas
As Meninas
As meninas

Similares

(22) ver mais
Passaporte Para a China
As Horas Nuas
Antes do Baile Verde
Ventania

Resenhas para As Meninas (94)

ver mais
Dedicação e densidade, além da valorização da palavra
on 25/9/10


Em seu mais popular e premiado romance, publicado em 1973, Lygia Fagundes Telles faz experimentações com a linguagem, inovando em sua escrita e apresentando um texto ligado ao fluxo do pensamento de três jovens distintas. Além disso, critica com sutileza a falta da liberdade provocada pela ditadura brasileira. A autora explora o particular, o íntimo de três universitárias que moram em uma pensão de freiras. As três procuram meios para se libertar numa época em que o país sofria o po... leia mais

Vídeos As Meninas (4)

ver mais
- Vozes femininas [II]: As meninas (Lygia Fagundes Telles) -

- Vozes femininas [II]: As meninas (Lygia Fag

As Meninas (Lygia Fagundes Telles) | Tatiana Feltrin

As Meninas (Lygia Fagundes Telles) | Tatiana

As meninas - Lygia Fagundes Telles: COMENTÁRIO

As meninas - Lygia Fagundes Telles: COMENTÁRI

AS MENINAS, LYGIA FAGUNDES TELLES (#64)

AS MENINAS, LYGIA FAGUNDES TELLES (#64)


Estatísticas

Desejam898
Trocam35
Avaliações 4.1 / 2.360
5
ranking 44
44%
4
ranking 28
28%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

16%

84%

Ana
cadastrou em:
28/05/2009 18:35:49
Paulinha
editou em:
06/10/2017 21:03:48