As Meninas

As Meninas Lygia Fagundes Telles


Compartilhe


As Meninas (Livros do Brasil #92)





As meninas / Lygia Fagundes Telles, 1a. Edição, Lisboa : Livros do Brasil, 1973.
Eleito um dos 50 melhores romances do século XX / [ISBN: 9789722334761 ]:
A longa carreira de Lygia Fagundes Telles foi marcada pela extensão da sua produção literária e pela atribuição de inúmeros prémios mas foi o prémio Camões, edição 2005, que lhe trouxe o reconhecimento e projecção no seio da literatura universal. O seu primeiro romance, intitulado As Horas Nuas, que a Editorial Presença já publicou, tem realizado uma boa carreira em Portugal, abrindo caminho para que As Meninas alcancem a aceitação dos leitores. Alguns críticos apontam As Meninas como representando a experiência mais alta de Lygia Fagundes Telles como ficcionista, situando-se na primeira linha dos autores modernos. Publicado em 1973, a romancista "surpreendeu o Brasil" com As Meninas. Três jovens universitárias partilham um pensionato de freiras na cidade de São Paulo, nos finais da década de 1960, quando a ditadura militar se impunha na sociedade brasileira. Lorena estuda Direito para seguir carreira; Lia desistiu do curso de Ciências Sociais para fazer a revolução; Ana Clara droga-se, frequenta um psicanalista e pretende juntar-se com um velho rico. Um universo ficcional onde Lygia Fagundes Telles cria realidades complexas, onde instaura um novo realismo e tece um painel satírico da época de 60. Privilegiado é o leitor: assiste à riqueza presente na diversidade de recursos narrativos que Lygia utiliza e deixa-se envolver pelo poder imagético que o enredo cria. Um livro complexo, inquietante, que traduz o domínio perfeito da técnica e expõe de uma forma profunda a essência da condição humana num exercício de escrita brilhante.

[As Meninas de Lygia Fagundes Telles / 2005]:
«As Meninas», romance escrito em 1973, apresenta a vida e as relações afectivas, sexuais e familiares de três jovens universitárias, no auge da ditadura militar no Brasil. Foi um dos raros textos que ousaram abordar temas como a repressão e a tortura. Lygia Fagundes Telles fê-lo através desta narrativa que se desenrola no microcosmo que é um pensionato de freiras, onde vamos encontrar Lia, Lorena e Ana Clara, três personagens provenientes de estratos sociais distintos. A autora escolheu, para lutar contra a opressão e a decadência, personagens com individualidade própria e uma história, com sonhos de juventude, fantasmas do passado, contradições em que se debatem, ora sob o impacto dos seus impulsos de libertação ora pelo peso do que as aprisiona. Amigas íntimas, dialogam, reflectem e monologam, questionando-se. A sua união é, no entanto, precária, e não apenas por ser circunstancial, mas porque cada uma segue um caminho que lhe é próprio, um destino individual que transcende qualquer análise sociológica. Lygia Fagundes Telles gera, com a sua arte, uma força vital que se transmite e um êxtase que seduz, graças a uma escrita inovadoramente romanesca, que a consagrou em definitivo, com este romance, como um dos maiores nomes da literatura brasileira.

"Lygia Fagundes Telles tem realmente algo de delicadeza atmosférica de uma Katherine Mansfield. A diferença é apenas a seguinte: ela também sabe escrever romance e As Meninas é mesmo um romance de alta categoria." ---Otto Maria Carpeaux.

Comunicação / Drama / Ficção / História do Brasil / Literatura Brasileira / Política / Romance

Edições (1)

ver mais
As Meninas

Similares

(9) ver mais
As meninas
As meninas
TRÊS HISTÓRIAS NO INTERNATO
Porcos com Asas

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

João gregorio
cadastrou em:
03/09/2019 11:27:09
orffeus
editou em:
17/12/2022 13:51:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR