As meninas proibidas de Cabul

As meninas proibidas de Cabul Jenny Nordberg


Compartilhe


As meninas proibidas de Cabul





Nas cidades e aldeias afegãs, há raparigas que se movimentam livremente e sem medo de represálias. Num país onde a mulher não tem valor nem privilégios, há meninas que vão à escola e brincam na rua. Elas existem mas ninguém sabe quem são. Porquê? Porque estão disfarçadas de rapazes. São as suas próprias famílias a fazê-lo ao abrigo de uma tradição secreta ancestral chamada bacha posh.
Para uma família afegã, não ter filhos varões é uma tragédia. De forma a contornar este estigma, muitos vestem e apresentam ao mundo as suas filhas como se fossem rapazes. Mas este estado de graça só dura até à puberdade, altura em que são obrigadas a assumir a sua identidade feminina. Para as meninas que tiveram um vislumbre de autonomia, o choque é dilacerante.
A jornalista premiada Jenny Nordberg deparou-se com este costume e ficou fascinada. Pouco a pouco, conseguiu reunir um grupo de mulheres corajosas. Os seus testemunhos são fascinantes e dão-nos uma perspetiva totalmente nova sobre o que significa ser mulher e os sacrifícios a que obriga ainda nos dias de hoje.

Edições (1)

ver mais
As meninas proibidas de Cabul

Similares


Resenhas para As meninas proibidas de Cabul (1)

ver mais
As meninas proibidas de Cabul
on 22/10/23


Gosto de ler livros com histórias reais, livros sobre a luta de mulheres nestas sociedades tão rígidas. Este livro apesar de pesado e real tem uma escrita direta, o que o torna fácil de ler. É escrito por uma jornalista e os jornalistas contam factos, sem efeitos. Um livro interessante que me ajudou a perceber mais um pouquinho o mundo destas mulheres. Quero muito saber o que é delas hoje em 2023. O meu coração ficou um bocadinho com cada uma, e no entanto acrescentaram-me outro tanto!... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Rute.Rita
cadastrou em:
10/10/2023 19:09:11
Rute.Rita
editou em:
10/10/2023 19:09:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR