As nuvens

As nuvens Aristófanes


Compartilhe


As nuvens


Uma comédia grega




Strepsiades, um fazendeiro idoso, estava sendo arruinado por sua mulher e por seu filho Fidipides, fanático por carros e cavalos. Strepsiades ouviu falar em Sócrates, um filósofo que por seus sofismas era capaz de fazer a causa pior parecer a melhor, e ficou esperançoso de poder enganar seus credores valendo-se dos ensinamentos socráticos. Strepsiades passa, então, a frequentar a escola de Sócrates. Lá, é apresentado por Sócrates às Nuvens, as verdadeiras divindades causadoras dos trovões e das chuvas (e não Zeus, o deus maior dos gregos, como se supunha). Strepsiades, todavia, de tão simplório e preocupado com suas dívidas, nada consegue aprender. Desgostoso com a situação, Strepsiades incendeia a escola, para desespero dos demais discípulos de Sócrates.
Um ataque à educação "moderna" e a ética dos sofistas, As nuvens é uma comédia de Aristófanes que ressalta as fatais consequências destes ensinamentos. O autor acusa os sofistas de imorais e sem ética, além de ateístas. A maior vítima aqui é Sócrates, filósofo grego que é propositadamente e injustamente confundido com os sofistas.
As comédias de Aristófanes são a fonte mais autêntica para a reconstrução dos detalhes da vida cotidiana em Atenas na época clássica.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
As nuvens

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR