As paixões na narrativa

As paixões na narrativa Hermes Leal


Compartilhe


As paixões na narrativa (Estudos 353)


A construção no roteiro de cinema




Em "As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema", Hermes Leal oferece uma nova teoria para o roteiro cinematográfico em continuidade a um pensamento originado em A.J. Greimas.

A partir da semiótica das paixões, o livro amplia o escopo da teoria da narrativa da atualidade, proposta, principalmente, por Robert McKee e Syd Field, unindo-a a conceitos psicanalíticos e filosóficos como "sujeito" e "ser". Conforma, assim, uma abordagem da narrativa baseada na passionalidade da personagem, em vez de em suas ações - o que é propício à sua potencialização, ou seja, à realização de um filme que alcance os objetivos ficcionais e emocionais, capaz de sensibilizar o espectador.

Este título que a editora Perspectiva publica na sua coleção Estudos procura, assim, solucionar o problema da superficialidade dos roteiros cinematográficos calcados tão somente nas ações e peripécias.

Demonstrando sua aplicabilidade em películas como Central do Brasil, de Walter Salles, e Estômago, de Marcos Jorge, escrutinadas em detalhe, "As Paixões na Narrativa" nos provê um modelo teórico apto a ser utilizado na construção de qualquer obra fílmica para expressar a autêntica linguagem cinematográfica.

Artes / Cinema / Comunicação

Edições (1)

ver mais
As paixões na narrativa

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Lucas B. Reis
cadastrou em:
18/12/2017 17:53:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR