As Palavras do Amor

As Palavras do Amor João Gabriel Lima


Compartilhe


As Palavras do Amor (Origens e Invenções #1)


Uma leitura do sentimento amoroso no Ocidente




Entre os gregos, o amor nasce como Eros na própria origem do Cosmos. Mas logo a ordenação do mundo grego abre espaço para Afrodite, que toma Eros como seu servo em sua corte Nos casamentos, nos leitos nupciais, nos ginásios e nos banquetes, Afrodite e Eros serão sempre homenageados. No tempo dos filósofos, a Grécia começa a se interrogar sobre Eros. É o amor bom em si mesmo? É uma divindade a que se deva louvar? Eros, que de potência originária fora realocado como servo de Afrodite, agora tem seu caráter divino questionado. Em Roma, a ascensão do Cristianismo consagrará um novo amor, Ágape. Também esse amor é divino, mas de outra maneira.
É o amor com o qual Deus ama seu Filho, o amor com que o Filho ama a Humanidade, sendo esse, agora, o ideal em que se espelham os cristãos.
Esse amor contém em si elementos incompreensíveis ao mundo Antigo, a começar por ser o próprio amor um mandamento, que ordena amar não apenas o estrangeiro, mas o inimigo.
Esse livro é uma busca pelos elementos fundamentais para a formação do amor no Ocidente.

Filosofia / Não-ficção / Psicologia

Edições (1)

ver mais
As Palavras do Amor

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

laurasdiary
cadastrou em:
07/05/2024 10:08:48
laurasdiary
editou em:
07/05/2024 10:40:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR