As regras do método sociológico

As regras do método sociológico Émile Durkheim


Compartilhe


As regras do método sociológico (Coleção Folha Os Pensadores #23)





Depois que as ciências físicas demonstraram que era possível desvendar o que parecia oculto na natureza, expor sua lógica e suas leis e fazer previsões, muitos pensadores lançaram-se à aventura de transpor essas conquistas para novos saberes. Inspirado nelas, Durkheim formulou um método capaz de obter resultados equivalentes, ou seja, identificar leis que valem para a vida social, assim como as que determinam o comportamento natural.

Além de garantir a cientificidade desse saber e legitimar suas regras e aplicações, Durkheim também buscou separá-lo de campos de conhecimento como a biologia e a psicologia.

Conduzida com rigor, a pesquisa sociológica passou, desse modo, a ser essencial para desnudar a interferência dos costumes, a reprodução de valores, a absorção imperceptível de modos de agir e de ideias ou as múltiplas formas de coerção, que antes eram consideradas como características de uma suposta natureza humana.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
As regras do método sociológico

Similares

(1) ver mais
Direito natural e história

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

84%

16%

V_______
cadastrou em:
05/05/2022 16:17:52
Albert
editou em:
05/06/2022 11:50:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR