As Viagens de Gulliver

As Viagens de Gulliver Jonathan Swift


Compartilhe


As Viagens de Gulliver


[EBook Kindle]




Gulliver's Travels, oficialmente Travels into Several Remote Nations of the World, in Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of several Ships e traduzido para o português como As Viagens de Gulliver, é um romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da literatura inglesa.

As Viagens de Gulliver, quadro de Richard Redgrave, no Victoria and Albert Museum, Londres.

A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput. Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos lilliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.

Na segunda parte, Gulliver conheceu Brobdingnag. Em contraposição a Liliput, na terra de Gigantes é que Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.

Já na terceira parte Na ilha Flutuante de Laputa, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlanda e a imortalidade, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento cientifico que não traz benefícios para a humanidade.

Na última viagem Gulliver encontrou os Houyhnhm, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos Yahoo (uma raça imperfeita de um tipo de "humanos") movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.

Por fim Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.

Ficção

Edições (1)

ver mais
As Viagens de Gulliver

Similares

(1) ver mais

Resenhas para As Viagens de Gulliver (2)

ver mais
Plano de viagem
on 5/6/22


As viagens de Gulliver são na verdade bem repetitivas em suas longas conversas nas quais ele faz muitas sensuras de forma a mostrar de forma crua a crueldade das pessoas e tendo uma resposta de algum ser que com a visão de fora têm o lugar de mostrar o quanto muitas coisas estão senfo feitas erradas ou apenas não se têm base alguma para ser feito. Porém mesmo sabendo deste fundo político eu apenas não consegui entrar de fato na história, não achri interessante e mesmo a minha viagem fa... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 17
5
ranking 6
6%
4
ranking 35
35%
3
ranking 53
53%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

35%

65%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR