As vinte mil léguas de Charles Darwin

As vinte mil léguas de Charles Darwin Leda Cartum...


Compartilhe


As vinte mil léguas de Charles Darwin


O caminho até A origem das espécies




A fim de apresentar cientistas como escritores e ler textos de ciência como obras literárias, As vinte mil léguas de Charles Darwin é a versão em livro da primeira temporada do podcast de divulgação científica Vinte mil léguas, que se dedicou ao percurso de Darwin até a elaboração de sua obra mais famosa, A origem das espécies.

Com a inventividade, o talento narrativo e a irreverência que tornaram o podcast sucesso de audiência e crítica, as escritoras e roteiristas Leda Cartum e Sofia Nestrovski recriam no livro um ambiente anterior às grandes compartimentações do saber, quando as ciências humanas, exatas e biológicas ainda não haviam passado pela especiação que hoje nos parece tão natural. Por meio de histórias dentro de histórias e digressões deliciosas, elas oferecem um amplo panorama da conjunção de fatores que permitiu a Darwin formular uma das ideias mais revolucionárias da ciência moderna.

Às influências domésticas, como o avô Erasmus, célebre médico e poeta, somam-se os anos de estudo em Cambridge, a experiência a bordo do Beagle, as impressões deixadas pelos países visitados — entre eles o Brasil —, os encontros de Darwin com as ideias de outros pensadores, a vida na Inglaterra vitoriana, e a forma como essas trocas e experiências coletivas desembocaram na teoria da seleção natural. Tudo isso combinado a informações sobre outras personagens que marcaram o século 19, como a escritora George Eliot e o clérigo Thomas Malthus.

Impresso em projeto gráfico especial, o livro conta ainda com uma seleção de ilustrações e citações de cartas e trechos dos livros de Darwin que não foram incluídas no podcast, além da íntegra de duas entrevistas que foram fundamentais para a pesquisa das autoras: com o professor de filosofia da Universidade de São Paulo Pedro Paulo Pimenta, tradutor de A origem das espécies e com Maria Isabel Landim, professora e curadora do Museu de Zoologia da mesma instituição.

As vinte mil léguas de Charles Darwin é também um lembrete oportuno para os dias de hoje de que é preciso recuperar o espírito de um tempo em que ciência e arte caminhavam juntas.

Biologia / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
As vinte mil léguas de Charles Darwin

Similares

(6) ver mais
A origem das espécies
Darwin sem Frescura
Darwin sem frescura: Como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade
Darwin Sem Frescura

Resenhas para As vinte mil léguas de Charles Darwin (5)

ver mais
Tudo está interligado e em movimento. Não há um encaixe perfeito, as coisas não foram
on 3/7/22


É impossível não já ter esbarrado de alguma forma na teoria de Charles Darwin. O seu livro, A origem das espécies, foi um marco para a ciência quando foi publicado em 1859 e é um marco muito grande até os dias de hoje. Um cientista capaz de ir contra tudo que era falado na época para dizer que os seres não são imutáveis. Nesse livro, muito bem construído e extremamente rico, vamos conhecer mais sobre a viagem de Darwin que o levou às ilhas Galápagos, um pouco da sua história antes e... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 4.9 / 19
5
ranking 89
89%
4
ranking 11
11%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Jenifer
cadastrou em:
14/03/2022 21:25:21
Jenifer
editou em:
14/03/2022 21:25:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR