As visitas

As visitas Silvia Schujer


Compartilhe


As visitas





Angústia, raiva, vergonha, amizade e confiança são alguns dos sentimentos que estão no caminho do processo de amadurecimento e autoconhecimento enfrentado pelo pré-adolescente Fernando nas visitas que faz ao pai que está preso. Em As visitas, lançamento de Edições SM, a rotina e suas relações familiares são modificadas não só pela ausência do pai, mas também pelo mistério que cerca a traumática prisão.

Ambientado em Buenos Aires, durante a ditadura militar, e narrado em primeira pessoa, o livro retrata a vida do garoto desde sua infância, quando tinha seis anos até a pré-adolescência, demonstrando as descobertas por meio de reflexões do narrador, exibindo seu fluxo de consciência e tendo como eixo central as visitas ao pai na prisão. Os capítulos são estruturados de forma assimétrica, revelando mecanismos próprios da memória e evidenciando as lacunas e hesitações típicas do discurso oral.

A autora, Silvia Schujer, também coloca em evidência a dificuldade do pré-adolescente em dialogar com a sua família e com os outros garotos da escola. Surgem as mentiras construídas para esconder o fato de que o pai estava preso, mas também aspectos positivos, como a relação com o motorista do ônibus que o leva ao presídio. Essa amizade com o motorista é uma das válvulas de escape para Fernando, já que é com ele que questões acerca do dia a dia são debatidas. Já a paixão por uma garota da escola serve como impulso para que o jovem prossiga em seus estudos e enfrente sua realidade.

Fernando amadurece ao perceber que não chegará a lugar nenhum se colocando na situação de vítima e culpando seus familiares por sua infelicidade. Como coloca o personagem, “foi a descoberta do século: ninguém conspirava contra mim para arruinar minha vida, percebe? Se os outros faziam o que faziam era porque estavam na sua e ponto”. No entanto, até chegar aqui, é preciso montar, como em um quebra-cabeça, os diversos elementos da história desenvolvida a partir da memória do narrador, culminando em um final que leva a reflexões acerca de questões sociais e de como o jovem lida com seu passado.

Sobre o autor – Silvia Schujer nasceu em 1956, em Buenos Aires, Argentina. Fez curso de Literatura, Latim e Castelhano, colaborou para jornais e revistas, foi editora de livros infantis e juvenis e escreveu mais de 40 títulos para crianças e jovens. Seus livros já receberam diversos prêmios, entre eles o Casa de las Américas e o Nacional de Literatura, e por duas vezes foi incluída na lista de honra do IBBY, por As visitas e La vaca de esta historia.

Título: As visitas
Autora: Silvia Schujer
Tradução: Marcos Bagno
Número de páginas: 160
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 24,50
ISBN: 978-85-7675-348-3
Edições SM


Edições (1)

ver mais
As visitas

Similares


Resenhas para As visitas (0)

ver mais
.....
on 18/1/23


Não sei nem o que falar, é um livro bom, mas achei que o final foi apressado demais. Posso falar que este livro mostrar que nem todas as crianças têm uma infância tranquila, e que muitas dessas interrupções às vezes a culpa dos adultos com suas atitudes, vemos que para tentar fugir dos problemas que sua realidade trouxe para ele o protagonista prefere fugir de sua realidade, e que muitas vezes uma forma de escape para ele era está com seu amigo Jopo que parecia compreender mais sobre... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 10
5
ranking 30
30%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 30
30%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Pluricom
cadastrou em:
30/11/2011 16:42:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR