Os oito artigos reunidos neste volume foram publicados no decorrer da última década (de 1996 a 2006) e ilustram as grandes orientações da abordagem do interacionismo sociodiscursivo (ISD), desenvolvida por nós junto a vários colaboradores, desde, aproximadamente, 1980.
[...]
"O ISD aceita todos os princípios fundadores do interacionismo social e contesta, portanto, a divisão atual das Ciências Humanas/Sociais: nesse sentido, não é uma corrente propriamente linguística, nem uma corrente psicológica ou sociológica; ele quer ser visto como uma corrente da ciência do humano.
"A especificidade do ISD é a de postular que o problema da linguagem é absolutamente central ou decisivo para essa ciência do humano. [...] o ISD visa demonstrar que as práticas linguageiras situadas (ou os textos-discursos) são os instrumentos principais do desenvolvimento humano, tanto em relação aos conhecimentos e aos saberes quanto em relação às capacidades do agir e da identidade das pessoas."
(da Introdução de Jean-Paul Bronckart)
[informações da contra-capa]
Didáticos / Técnico