Sérgio Sant'Anna


4.4
15 avaliações

Gêneros poesia, ficção | Local: Brasil - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
A obra de Sérgio Sant'Anna é notória pelo caráter experimental, abordando temas urbanos de várias formas diferentes, algumas bastante transgressivas.
Seu romance mais célebre é As Confissões de Ralfo, publicado em 1975. O livro é a história de um escritor que decide escrever uma "autobiografia imaginária", narrando vários fatos extraordinários numa sucessão inverossímil. O livro satiriza vários estilos consagrados: o diário de bordo, o filme de ação, o discurso utópico e, até mesmo, no auge da ditadura militar brasileira, os relatos de tortura. Em uma das cenas mais famosas do livro, o protagonista é preso por mendicagem e posto num interrogatório em que as perguntas são do tipo que se faz na escola ("Quem descobriu o Brasil?", etc...).
Dentre seus contos mais famosos incluem-se Um discurso sobre o método, Marieta e Ferdinando, A mulher-cobra, Estranhos e O vôo da madrugada. O autor já ganhou por duas vezes o prêmio Jabuti e, também por duas vezes, foi agraciado com o prêmio Status de Literatura, além de ter traduções de sua obra lançadas na Alemanha e na Itália.


Livros publicados por Sérgio Sant'Anna (15) ver mais
    O conto zero e outras histórias
    Um romance de geração
    50 Contos e 3 Novelas
    O Monstro
    O Vôo da Madrugada
    Contos e Novelas Reunidos


Estatísticas
Seguidores14
Leitores1.550
Avaliações 4.4 / 15
5
ranking 63
63%
4
ranking 21
21%
3
ranking 8
8%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

39%

61%