Manuel da Costa Pinto


5.0
2 avaliações

| Local: Brasil - São Paulo - São Paulo

Manuel da Costa Pinto nasceu em São Paulo em 1966. Formado em jornalismo pela PUC-SP e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, é autor de Literatura Brasileira Hoje (Publifolha, coleção “Folha Explica”) e Albert Camus – Um Elogio do Ensaio (Ateliê Editorial), co-autor de Ilha Deserta – Livros (Publifolha) e organizador e tradutor da antologia A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios, de Albert Camus (Editora Record). Foi editor-assistente da Edusp, editor-executivo do Jornal da USP, redator do caderno “Mais!”, da Folha de S.Paulo, editor-executivo da revista Guia das Artes (especializada em artes plásticas) e, de 1997 a 2003, editor da CULT – Revista Brasileira de Literatura. Atualmente, é colunista da Folha de S.Paulo, onde assina a seção “Rodapé”, sobre literatura e livros, publicada aos sábados no “Ilustrada”.
Há mais de uma década é colaborador e entrevistador do programa Roda Viva da TV Cultura na área de Literatura em geral. Na emissora, também participou como convidado de diversos programas. Atuou de 2007 a 2012 como editor e âncora do programa Letra Livre, continua à frente do Entrelinhas, na área de Literatura, como editor de Conteúdo e apresentador e, desde 2012, é comentarista de Literatura do tradicional Metrópolis.

Há alguns anos acumula, ainda, a função de editor do Guia Folha (que publica informações e notícias sobre o universo de livros, discos e filmes) e desde maio de 2010 assina, aos domingos, a coluna Fique em Casa da revista Sãopaulo, ambos da Folha de S.Paulo.

Em 2011, foi nomeado o curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece anualmente na cidade fluminense, da qual sempre participou como jornalista mediador e debatedor.
É autor dos livros Albert Camus – Um Elogio do Ensaio (Ateliê Editorial, 1998), Literatura Brasileira Hoje (Publifolha, 2004), O Livro de Ouro da Psicanálise (Ediouro, 2007) e Paisagens Interiores e Outros Ensaios (B4, 2012). É coautor de Ilha Deserta (Publifolha, 2003), com Bernardo Ajzemberg, Carlos Heitor Cony, Contardo Calligaris, Maria Rita Kehl, Moacyr Scliar (1937-2011), Nina Horta e Nuno Ramos, e de Sala de Ensaio (Imesp, 2010), com Inês Bogéa e Antonio Prata. Atuou como organizador dos livros A Inteligência e o Cadafalso (Editora Record, 1998), sobre textos de Albert Camus, Antologia de Crônicas: Crônica Brasileira Contemporânea (Salamandra, 2005), Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 (Publifolha, 2006), Grandes Entrevistas do Milênio: O olhar de grandes pensadores (Globo, 2009) e Paisagens Interiores e Outros Ensaios (B4 Editores, 2012).
Amante da Literatura, Manuel da Costa Pinto possui uma carreira marcada pela presença constante dos livros e é um dos jornalistas mais reconhecidos da área por sua dedicação a este universo.

Crônicas
Ensaios

Livros publicados por Manuel da Costa Pinto (6) ver mais
    Diário confessional
    Camus, o viajante
    Paisagens Interiores e Outros Ensaios
    Crônica Brasileira Contemporânea
    Literatura Brasileira Hoje
    Albert Camus


Estatísticas
Seguidores3
Leitores608
Avaliações 5 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR