Thomas Reid


5.0
1 avaliações

Nascimento: 26/04/1710 - 07/10/1796 | Local: Escócia - Aberdeenshire - Strachan

Thomas Reid (Strachan, Aberdeenshire, 26 de abril de 1710 — Glasgow, 7 de outubro de 1796) foi um filósofo escocês. Contemporâneo de David Hume, fundou a Escola Escocesa do Senso Comum (Scottish School of Common Sense), tendo desempenhado também um papel de primeira importância no Iluminismo Escocês. Reid era filho de um sacerdote presbiteriano afiliado à Igreja da Escócia.
A primeira parte da vida de Reid decorre em Aberdeen. Estudou teologia no Marischal College da Universidade de Aberdeen. Terminados os estudos foi ordenado sacerdote em New-Machar. É em New-Machar que Reid leu um livro que mudaria a sua vida: Treatise of Human Nature, de David Hume.

Em 1751 foi nomeado professor no King's College em Aberdeen, tornando-se a figura central da escola filosófica do senso comum.

Criou o "Wise Club" (uma associação literária-filosófica) e concebeu a maior parte do seu trabalho. Em 1764 ele foi chamado a substituir Adam Smith na Universidade de Glasgow (a mesma cadeira que tinha pertencido a Francis Hutcheson, antes de Smith) e publicou o seu "Inquiry". Um dos seus alunos em Glasgow foi Dugald Stewart.

Principais obras de Thomas Reid[editar | editar código-fonte]
An Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense (1764)
Essays on the Intelectuals Powers of Man (1788)
Essays on the Active Powers of Man (1788)
Bibliografia sobre Thomas Reid[editar | editar código-fonte]
Cousin, Thomas V, Philosophie ecossaise, Paris, 1878
Fraser, A.C., Thomas Reid, Edimburgo, 1898
Grave, A, The Scottish Philosophy of Common Sense, Oxford, 1960
Martin, T., The Instruted Vision, Bloomington, 1961
Sciacca, La Filosofia di Thomas Reid, Milão, 1963
Idéias[editar | editar código-fonte]
Reid acreditava que o senso comum é, ou pelo menos deveria ser, a base de todo o pensamento filosófico.

Contrariando a visão cepticista de David Hume, Reid afirmava que o mundo não é nenhum labirinto misterioso, mas sim que o mundo está à nossa vista para que façamos julgamentos claros sobre aquilo que vemos, preto ou branco, certo ou errado.

Reid acreditava que o poder do conhecimento pertence a todos os humanos, independentemente de outros atributos. O progresso humano reside na expansão dessa capacidade ao maior número de pessoas possível, de modo que elas se tornem livres. A filosofia de Reid é uma filosofia da liberdade humana e foi muito apelativa aos norte-americanos, particularmente no século da independência americana, mas também depois disso.


Filosofia

Livros publicados por Thomas Reid (1) ver mais
    Investigação sobre a Mente Humana segundo os Princípios do Senso Comum


Estatísticas
Seguidores3
Leitores95
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

79%

21%

Rafael Zanini Francucci
cadastrou em:
07/05/2017 02:28:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR