Yoko Tawada




Editar

Yoko Tawada


多和田葉子 Tawada Yōko


5.0
1 avaliações

Nascimento: 23/03/1960 | Local: Japão - Tókio

Yoko Tawada é uma escritora japonesa que vive atualmente em Berlim. Ela escreve em japonês e alemão, publicando vários livros em ambas as línguas e já ganhou vários prêmios literários.

O corpo de trabalho de Tawada é pessoal, surreal e insuperavelmente estranho. É totalmente original. Muitas vezes, temos a sensação de ter entrado em uma mitologia que não é a nossa. Ela retorna de novo e de novo a questões de linguagem e cultura, o elo entre identidade nacional e pessoal. Se as línguas que falamos ajudam a nos definir, o que acontece com a identidade das pessoas deslocadas entre as culturas? "O interessante", ela disse certa vez em uma entrevista, "está no meio do caminho". E assim seus personagens estão constantemente em movimento, viajando entre países, línguas e modos de ser - nos proporcionando "narrativas de viagem" cheias de vislumbres nos interstícios do mundo nos quais a estrutura de toda a experiência é revelada.

The Bridegroom Was a Dog (1993) é talvez o seu trabalho mais famoso e bizarro. Sua publicação inicial em inglês foi elogiada como um "conto misterioso e ágil que tem a qualidade de sonho de Kafka" (The New Yorker). Começa com uma professora contando uma fábula para seus alunos. Na fábula, uma princesa promete sua mão em casamento a um cachorro que lambeu seu traseiro. A história dá uma reviravolta ainda mais estranha quando esse mesmo cão aparece para o professor na vida real como um homem de cão. Um namoro romântico - e sexual - se desenvolve, para grande desgosto de suas amigas, que têm suspeitas sobre a identidade do homem.

As três histórias em Facing the Bridge (2007) flutuam entre culturas, identidades e o trabalho onírico da imaginação, e a obsessão se torna prazerosa à medida que o leitor é levado a um mundo onde as identidades piscam e mudam em um equilíbrio sem fim. The Naked Eye (2004) é um conto de suspense sobre abdução, obsessão e identidade perdida que acompanha uma menina vietnamita precoce que foi sequestrada ainda jovem enquanto estava na Alemanha para uma conferência de jovens. Memoirs of a Polar Bear (2011) apresenta três histórias curtas interligadas explorando a relação entre humanos e animais a partir da perspectiva de três gerações de ursos polares cativos.

Where Europe Begins (2013) apresenta uma coleção de novas histórias surpreendentes que percorrem paisagens de contos de fadas, história familiar, palavras e letras estranhas, sonhos e realidade cotidiana, obscurecendo as divisões entre fato e ficção, prosa e poesia. Tawada, de brincadeira, torna a experiência do estranhamento - de um ser no meio - sensual e desconcertante, e como resultado praticamente inventa uma nova maneira de ver as coisas, contando uma boa história. Seu romance mais recente, The Emissary (2014), é uma história distópica do futuro próximo de um bisavô que se fortalece enquanto seu bisneto fica mais fraco e uma meditação leve sobre a mortalidade.


Contos
Ficção
Poemas
poesias
Romance

Livros publicados por Yoko Tawada (13) ver mais
    As últimas crianças de Tóquio
    Memórias de um urso-polar
    Memoirs of a Polar Bear
    The Last Children of Tokyo
    Memoirs of a Polar Bear (English Edition)
    Memoirs of a Polar Bear


Estatísticas
Seguidores1
Leitores484
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Helena
cadastrou em:
04/10/2018 19:36:39
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR