Piero Chiara




Editar

Piero Chiara


Pierino Angelo Carmelo "Piero" Chiara


0.0
0 avaliações

Nascimento: 23/03/1913 - 31/12/1986 | Local: Itália - Lombardia - Luino

Escritor italiano, nascido em Luino, no Lago Maggiore.
Piero Chiara é o poeta das pequenas histórias do "grande lago" que muitas vezes atua como palco para suas breves e esclarecedoras histórias. Narra a pequenez da vida provinciana com aquele estilo que nunca é insípido, sempre tingido de humor, ironia, às vezes de um humor sutil e melancólico, e sempre capaz de captar no cotidiano a essência esquecida da vida. Chiara pinta os traços da vida no alto da Lombardia e nos cantões suíços: uma vida na fronteira, composta de contrabandistas, bandidos e fugitivos, mas acima de tudo da pequena burguesia e dos personagens cotidianos. Em seus livros, não é apenas a descrição de lugares que é importante, mas também (e acima de tudo) a investigação psicológica dos personagens, a capacidade de destacar seus vícios e virtudes com um sorriso irônico, sem preconceitos, mas nunca desrespeitosamente.
O segredo de Chiara está em sua capacidade de dizer, na escolha de temas também "escabrosos" (assassinato, adultério, obsessão erótica), sem jamais se render à complacência vulgar: Chiara descreve personagens e situações sem se tornar mórbido.
Uma sensação de nostalgia emerge de suas páginas, mas também a consciência desencantada de que o retorno ao passado não é viável. A amargura do autor emerge sobretudo nas últimas obras, Il cappotto di astrakan a Vedrò Singapore, ao póstumo Saluti notturni dal Passo della Cisa, história provinciana desiludida inspirada em uma notícia.
Chiara, além de ser um escritor de muito sucesso, foi um dos mais famosos estudiosos da vida e obra do escritor e aventureiro Giacomo Casanova. Ele publicou muitos artigos sobre o assunto que mais tarde compilou no livro Il vero Casanova (1977). Ele curou, para Mondadori, a primeira edição completa, baseada no manuscrito original, da obra autobiográfica de Casanova: Histoire de ma vie. Ele também escreveu o roteiro para a edição de TV (1980) do trabalho de Arthur Schnitzler, The Return of Casanova.

Contos
Romance

Livros publicados por Piero Chiara (5) ver mais
    The Bishop
    Eucaristia Caminho para uma Nova Humanidade
    O Quarto do bispo
    Il Decameron
    Il cappotto di Astrakan


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Helena
cadastrou em:
12/08/2019 10:29:04
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR