Christopher Bollas


0.0
0 avaliações

| Local: Estados Unidos

Autor de uma vasta obra no campo psicanalítico, nas ciências humanas e nas artes, além de ser pintor, cujas imagens ilustram capas de livros. Fez sua formação psicanalítica na Sociedade Britânica de Psicanálise, da qual é membro. Hoje vive em Londres.

Nasceu e passou sua infância e adolescência na Califórnia, Estados Unidos, no período em que a sociedade americana viveu a Guerra Fria, a ameaça nuclear, as lutas pelos direitos civis e outros acontecimentos significativos, como a guerra do Vietnã. Esse ambiente influenciou-o na formação de um pensamento livre, independente, criativo e imerso em um intenso sentimento humanista.

Graduou-se em história pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e é doutor em literatura pela Universidade de Buffallo, New York. O estudo do puritanismo na Nova Inglaterra, no século XVI, conduziu-o à literatura psicanalítica. Após a graduação, iniciou o trabalho clínico com crianças autistas, ao longo de dois anos, em uma clínica na Califórnia. Em Nova York, dedicou-se à psicoterapia de estudantes da universidade onde cursava seu programa de doutoramento.

Em 1973, iniciou sua formação psicanalítica em Londres, filiando-se ao denominado Middle Group ou Independent Group da Sociedade Britânica de Psicanálise, grupo de psicanalistas que não se vinculavam plenamente e (ou) não se identificavam com as postulações dos psicanalistas reunidos em torno de Melaine Klein e de Anna Freud. Entre 1978 e 1991, foi professor e supervisor clínico no Instituto de Neuropsiquiatria Infantil da Universidade de Roma.

Além do aporte freudiano, a obra de Bollas revela a influência de autores como Frances Tustin, Donald Winnicott, Wilfred Bion e Jacques Lacan, de sua experiência clínica, e muito do que aprendeu com os grandes mestres da literatura universal. Dentre essas influências, destaca-se o papel de Winnicott, de quem Christopher procura ampliar as idéias acerca do papel do objeto nas relações interpessoais e da expressão do self.

Sua agenda de pesquisa e seus escritos abordam inúmeras questões: do sonho à interpretação, da associação livre à poética, da normose à histeria e às mais diversas psicopatologias. Inovou ao discorrer sobre a noção de self, o uso do objeto, as pulsões de vida e de morte, entre outros. Além do mais, seus escritos têm uma peculiaridade: são psicanalíticos em seu conteúdo, mas literários em sua estrutura, dificultando o trabalho dos tradutores das suas obras.

(Resenha elaborada por Carlos Cesar Marques Frausino, membro do Instituto de Psicanálise Virgínia Leone Bicudo da Sociedade de Psicanálise de Brasília).

Psicologia

Livros publicados por Christopher Bollas (6) ver mais
    A Sombra do Objeto
    La pregunta infinita
    The Evocative Object World (English Edition)
    Associação Livre
    Hysteria
    Sendo Um Personagem


Estatísticas
Seguidores2
Leitores274
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

lbarrosjr
cadastrou em:
09/08/2020 08:30:35
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR