Oyèrónkẹ Oyěwùmí


0.0
0 avaliações

Nascimento: 10/11/1957 | Local: Nigéria

Oyeronke Oyewumi é nigeriana, socióloga e professora na Stony Brook University, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Seus estudos tratam de debates sobre gênero, teoria feminista e globalização, visando discutir a experiência africana a partir de conceitos e epistemologias que estejam ligados a sua cultura. Suas principais obras são: “What Gender is Motherhood?: Changing Yorùbá Ideals of Power, Procreation, and Identity in the Age of Modernity”; “Gender Epistemologies in Africa: Gendering Traditions, Spaces, Social Institutions and Identities” e African Gender Studies: A Reader; African Women and Feminism: Reflecting on the Politics of Sisterhood.

Em grande parte, seus estudos fazem crítica (presente em outras pensadoras como Bibi Bakare-Yussuf e Ifi Amadiume) ao feminismo ocidental como impositor de experiências e estruturas históricas próprias para outras sociedades e aplica conceitos ocidentais como gênero e patriarcado. As ideias propostas pelas autoras nos levam a refletir sobre outras formas de organização social e de concepção da maternidade e do papel social exercido pela “mulher”.

Como elas ressaltam as relações de gênero e o patriarcado, são sistemas históricos (e instáveis) de poder construído na modernidade, no processo do comércio de africanos pelo Oceano Atlântico que provocou nas sociedades Yorubás, mas também em parte do continente, mudanças profundas na estrutura social baseada na idade para uma nova hierarquia baseada no gênero. Estas mudanças foram ainda mais acentuadas quando ocorreu a territorialização do colonialismo europeu, em fins do século XIX e primeira metade do século XX.

Oyëwùmí faz parte de um grupo de pesquisadores africanos que buscam categorias/entendimentos endógenos e anteriores ao período da colonização, para pensar o continente. Para autora, o pensamento ocidental teve tão forte penetração e uma profunda aceitação pelas intelectualidades africanas que gerou versões africanas sobre obras ocidentais, havendo uma distorção daquilo que é particular para a lógica cultural das sociedades ocidentais e o que é universal, no sentido de uma verdade essencial. Neste sentido ela é de alguma maneira herdeira de pensadores como um dos pais da “filosofia africana”, o “Beniense” (mesmo tendo nascido na Costa do Marfim), Paulin j. Hountondji.

Hountondji defende a pluralidade e o dinamismo interno das culturas africanas (saberes endógenos) e afirma que o entendimento correto sobre o continente só se dará em uma perspectiva endógena pluriversal, daí o seu entendimento de filosofia não como um sistema, mas sim como uma atividade, diversa e relacional. Além disso defende que tal ordem de conhecimento parta dos povos africanos, de dentro para fora do continente e não ao contrário, afinal, os africanos são mais falados, do que falam e mesmo aqueles que falam, muitas vezes, interiorizam o discurso colonial, usando o seu repertório de palavras, ideias, conceitos, assumindo que as manifestações ocidentais para a condição humana são universais e representam a condição humana por si própria, ou seja, usando o que Valentim Mundimbe (2013) chamaria de “Biblioteca Colonial”. Romper com esta biblioteca é um dos desafios que também se impõe Oyèronké Oyèwúmi em seus estudos sobre os conceitos ocidentais de gênero e mulher.

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/reportagens-exclusivas/a-desconstrucao-da-ideia-de-mulher-em-contextos-africanos-dialogos-com-oyeronke

História
Sociologia

Livros publicados por Oyèrónkẹ Oyěwùmí (5) ver mais
    What Gender is Motherhood?
    Gender Epistemologies in Africa
    African Gender Studies
    African Women and Feminism
    Invention Of Women


Estatísticas
Seguidores1
Leitores4
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

desrebeca
cadastrou em:
06/10/2020 10:20:52
desrebeca
editou em:
06/10/2020 10:35:31
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR