Madu Costa




Editar

Madu Costa


Maria do Carmo Ferreira da Costa


0.0
0 avaliações

Nascimento: 02/03/1953 | Local: Brasil - Minas Gerais - Belo Horizonte

Maria do Carmo Ferreira da Costa nasceu na cidade de Belo Horizonte no dia 02 de março de 1953, filha de Judith Ferreira da Costa e Eugênio Caetano da Costa. Diplomou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995 e em 2000 concluiu pós-graduação em Arte Educação pela PUC Minas.
Desde pequena sempre gostou de escrever, desenhar, cantar e seus primeiros escritos foram em versos. Coralista no “Coral Ágbará Vozes da África Cantamos na língua Yorubá”, a autora leciona artes e literatura na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Ligada essencialmente à literatura infantojuvenil, participa de várias oficinas ministrando cursos de contação de histórias com o Grupo Conta e Encanta.
Através de sua literatura, Madu Costa busca incentivar não só a leitura em meio às crianças, mas também a produção de textos irrigados pela arte imaginativa. Tratando da afro-brasilidade de diversas formas em suas produções, a autora se dedica, também, a participar de projetos e eventos que buscam o reconhecimento e a expansão de tal campo artístico de nossa literatura.
Seu trabalho, principalmente com as crianças, quer também difundir a afirmação racial. Esta atitude está no campo da individualidade, mas a mudança também passa pelo coletivo e, como educadora, vê a infância como o lugar de início da transformação desta realidade.
Madu Costa estreou na literatura com a publicação de A janta da anta no ano 2000. O livro obteve ótima recepção entre o público e a crítica e deu início a uma série de trabalhos voltados para o leitor iniciante, sempre com foco na preservação e valorização da multifacetada herança cultural presente na diáspora africana nas Américas.
Em 2006, vem a público Meninas negras, texto que traz para o universo infantil todo um esforço de afirmação identitária do feminino negro no contexto de racismo nem sempre dissimulado que se abate sobre a infância afrodescendente.
O ano de 2009 assiste a uma série de lançamentos de narrativas voltadas para crianças e jovens de todas as idades: Koumba e o Tambor Diambê, A Caixa de surpresa e Cadarços Desamarrados revelam o amadurecimento da autora, seja na criação de enredos que prendem a atenção pela leveza e competente exploração do viés lúdico que diverte e encanta, seja pelo tom poético mesclado às narrativas.
O mesmo projeto estético se mantém nas publicações seguintes. Lápis de cor, de 2012, traz de forma bem humorada reflexões sobre a diferença e a criação; Embolando palavras, de 2014, desperta o interesse de crianças e jovens para os encantos e mistérios da linguagem; e Zumbi dos Palmares em cordel, além de colocar em cena fatos e figuras de nossa história via de regra ausentes dos manuais escolares, revela o talento de Madu Costa no trato com a rima e a herança da poesia oral.
Ressalte-se ainda o conjunto de ricas ilustrações que acompanham seus livros, com desenhos de artistas como Josias Marinho e Rubem Filho, que dão um sofisticado enquadramento visual e propiciam belos diálogos com as histórias contadas por Madu Costa.

Infantil
Infantojuvenil
Literatura Brasileira

Livros publicados por Madu Costa (8) ver mais
    Outra Vez Mariana
    Zumbi dos palmares (em cordel)
    Embolando Palavras
    Lápis de Cor
    Meninas negras
    Cadarços Desamarrados


Estatísticas
Seguidores1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Eduarda Graciano do Nascimento
cadastrou em:
17/11/2020 18:38:16
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR