Dylan Thomas




Editar

Dylan Thomas


Dylan Marlais Thomas


4.6
8 avaliações

Nascimento: 27/10/1914 - 09/11/1953 | Local: País de Gales - Swansea

Foi um poeta galês, considerado um dos maiores poetas do século XX em língua inglesa, juntamente com W.Carlos Williams, Wallace Stevens, T.S. Eliot e W.B. Yeats. Dylan Thomas teve uma vida muito curta, devido a exagerada boemia que o levou ao fim de seus dias aos 39 anos, mas, ainda teve tempo de nos deixar um legado poético que o tornou um dos maiores influenciadores de toda uma geração de escritores.

Seu pai era professor da escola primária local e costumava lhe recitar Shakespeare antes que ele pudesse ler. Apesar de tanto seu pai e sua mãe falarem galês, tanto Dylan como sua irmã nunca aprenderam a língua e Dylan escreveu exclusivamente em inglês.
Fascinado pela língua, ele se destacou em inglês e literatura, porém negligenciava as outras matérias, largando a escola com dezessete anos para se tornar repórter júnior no Daily Post.

Em dezembro de 1932, ele deixou o trabalho e decidiu concentrar-se na sua poesia em tempo integral. Foi durante esse tempo, que Thomas escreveu mais de metade dos seus poemas. Em 1934, quando Thomas tinha vinte anos, mudou-se para Londres, ganhou o prêmio Poet's Corner livro, e publicou seu primeiro livro, 18 Poemas, com grande sucesso.

O livro era uma coleção de cadernos de poesia que Thomas tinha escrito anos antes, assim como muitos de seus livros mais populares. Durante este período de sucesso, Thomas começou também o hábito de abuso de álcool. Ao contrário de seus contemporâneos, Thomas Stearns Eliot e W.H. Auden, Thomas não estava preocupado com a exibição de temas de questões sociais e intelectuais, e sua escrita, com o seu lirismo intenso e altamente carregada emoção, tem mais em comum com a tradição romântica. Seus poemas demonstravam influências célticas, bíblicas e do surrealismo inglês.

Aos 35 anos, em 1950, o poeta visitou os Estados Unidos pela primeira vez. Teatral, romântico e dado a porres homéricos, ele se tornou uma figura lendária nos EUA e isso ajudou sua divulgação para o mundo. Thomas tornou-se um ídolo para a geração dos poetas da chamada Geração Beat. Sua influência se espraiou até a música pop.

Literatura Estrangeira
Poemas
poesias

Livros publicados por Dylan Thomas (8) ver mais
    Collected Stories
    Poemas Reunidos
    A Mão ao Assinar Este Papel
    Eight Stories (New Directions Bibelot): The New Directions Bibelots (English Edition)
    Retrato do Artista Quando Jovem Cão
    Poemas Reunidos


Estatísticas
Seguidores18
Leitores287
Avaliações 4.6 / 8
5
ranking 73
73%
4
ranking 18
18%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Cioran E.
editou em:
23/07/2018 12:35:15
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR