Rosmarie Waldrop


0.0
0 avaliações

Nascimento: 24/08/1935 | Local: Alemanha

Rosmarie Waldrop é poeta tradutora ensaística crítica e editora nascida em 1935.
-
Rosmarie Waldrop nasceu em Kitzingen (Alemanha) em 1935 e emigrou para os Estados Unidos em 1958, quando já tinha mais de 20 anos de idade. Este é um dado importante para a compreensão de sua poética, pois Waldrop faria dos choques lingüísticos, e da desconfiança do signo em sua não-naturalidade, algumas de suas matérias mais enriquecedoras. Em uma entrevista, Waldrop declarou sentir-se deslocada tanto na Alemanha como nos Estados Unidos, dizendo que seus "fonemas embaralharam-se ao cruzar o Atlântico e que ela falava os dois idiomas com um sotaque", tanto o alemão como o inglês. Segundo ela, isto a salvava da ilusão de crer-se dominando qualquer língua, a ilusão de ser a master of language. Como "estrangeira", impedida de considerar meramente óbvia e natural a linguagem ao seu redor com a qual os "outros" se comunicavam, incluindo seu marido: o poeta Keith Waldrop, a poeta Rosmarie Waldrop adota a língua do seu novo país e passa a fazer do princípio wittgensteiniano do "significado da palavra como o uso que se faz dela na língua", seu princípio poético formal mais determinante.


Além deste fator, haveria a consciência corporal de ser uma poeta do sexo feminino. No entanto, isto não viria a se manifestar em Rosmarie Waldrop como uma poética feminista conteudística ou militante. Em Waldrop, isto se tornaria um questionamento das estruturas da própria linguagem e das armadilhas sexistas ou sexualizadas nela (revista modo de usar & co).

Ensaios
Poemas
poesias

Livros publicados por Rosmarie Waldrop (3) ver mais
    Os elétrons (não) são todos iguais
    Gap Gardening
    Against Language?


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

rafae]b]montenegro]f]
cadastrou em:
14/03/2021 00:36:50
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR