Rudolf Steiner




Editar

Rudolf Steiner


Rudolf Joseph Lorenz Steiner


5.0
10 avaliações

Nascimento: 27/02/1861 - 30/03/1925 | Local: então fronteira austro-húngara hoje Croacia - Kraljevec

Rudolf Steiner, foi um filósofo austríaco, pensador social, arquiteto, professor e escritor. Ele ganhou reconhecimento inicial como crítico literário e filósofo cultural. No início do século 20, fundou o movimento espiritual chamado Antroposofia, após ter feito parte do movimento Teosófico(veja Helena Blavatsky).
Steiner definiu a Antroposofia como "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo." O objetivo do antropósofo é tornar-se "mais humano", ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações; ou seja, tornar-se um ser "espiritualmente livre".
Steiner ministrou vários ciclos de palestras para médicos, a partir dos quais surgiu um movimento de medicina antroposófica que se espalhou pelo mundo e agora inclui milhares de médicos, psicólogos e terapeutas, e que possui seus próprios hospitais e universidades médicas. Outras vertentes práticas da antroposofia incluem: a arquitetura orgânica (a sede da Sociedade Antroposófica Geral, o Goetheanum, em Dornach, Suíça, é uma amostra dessa arquitetura), a agricultura biodinâmica, a educação infantil e juvenil (pedagogia Waldorf), a farmácia antroposófica, que é uma extensão da homeopática (Wala, Weleda, Sirimim), a nova arte da euritmia ("o movimento como verbo e som visíveis"), e a pedagogia curativa e terapêutica social, em que se destacam os centros denominados Vilas Camphill.
A Pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha. Uma das principais características desta pedagogia é o embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano, que leva em conta as diferentes características das crianças e jovens, segundo sua idade aproximada.
Para atingir a formação do ser humano, a pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato rigorosamente científico do Ensino Médio (colegial).
Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual).
Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.
Entende-se que o jovem, cada vez mais, precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar seus pensamentos ao mundo. Para tanto, a Pedagogia Waldorf, segundo seus adeptos, permanece revolucionária até os dias de hoje.
A obra completa de Steiner, toda publicada, contém cerca de 350 volumes com seus livros e ciclos com as mais de 6.000 palestras que foram estenografadas.


Antroposofia
Teosofia
Pedagogia Waldorf
Poesia
Agricultura Biodinâmica
medicina antroposófica

Livros publicados por Rudolf Steiner (25) ver mais
    Conferências aos Trabalhadores do Antigo Prédio do Goetheanum - Volume 3
    HISTÓRIA DA ARTE
    A Filosofia da Liberdade
    Antroposofia, um resumo 21 anos depois
    De Jesus a Cristo
     O PORTAL DA INICIAÇÃO


Estatísticas
Seguidores34
Leitores1.021
Avaliações 5 / 10
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Sefaraditas
cadastrou em:
23/07/2011 00:01:54
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR