Thiago Vilard é escritor, roteirista e dramaturgo com várias peças encenadas. Seu primeiro trabalho autoral foi o drama O Que Fizemos de Nossas Vidas, apresentado entre 1996 e 1997, com direção de Luciana Vítor.
Autor dos romances Por dinheiro, pela vida e O Falso Profeta, publicado em Portugal pela Editora Lua de Marfim, Thiago também é fundador da Associação Mineira de Teatro Vil´Arte Companhia Teatral de Belo Horizonte.
Especializou-se em teledramaturgia com os principais autores da TV Globo, Rede Record e SBT, além de ser ex-aluno de um dos mais importantes cursos de teatro do Rio de Janeiro, O Tablado, de Maria Clara Machado.
Roteirista do filme Helena, do diretor Paulo Aragão, atualmente trabalha para uma produtora de cinema, onde assinou o roteiro do filme sobre a vida de Adele Fátima, a Bond Girl brasileira e musa inspiradora de Oscar Niemeyer. É membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal, recebendo a comenda do Gabinete Real Português, da Luminescence Académie Française des Arts Lettres et Culture e da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, sendo condecorado com a medalha Machado de Assis. Foi premiado pela Literarte em parceria com a Academia Mineira de Belas Artes pelo texto em homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho, na coletânea Os Cem Melhores Poetas Contemporâneos.
Seu romance mais recente é Do Outro Lado da Fronteira, publicado pela Ler Editorial.