E.L. James




Editar

E.L. James


Erika Leonard James


4.6
862 avaliações

Nascimento: 31/12/1969 | Local: Reino Unido - Londres

EL James é o nome de guerra de uma jovem escritora que se tornou um fenômeno literário que assinala um marco na Era Digital.

A consagração veio há pouco, quando ela apareceu no topo da lista dos bestsellers do NY Times, na soma de livros de papel e livros eletrônicos. Em dose tripla. James fez uma trilogia, como Stiegg Larsson.

Primeiro, ela surgiu na internet, pelas mãos de uma pequena editora americana. Depois, o enorme sucesso a empurrou para o papel. Agora, ela vai também para o cinema: a Universal comprou os direitos. Importante: a arrancada foi na base do boca a boca. Não houve campanhas de publicidade.

Qual o segredo?

Comprei no Kindle e li rapidamente 40% — até a contagem de páginas é diferente na internet – o primeiro volume da trilogia de James, chamado 50 Tons de Cinza. (Não sei se seguirei adiante. Meu tempo de leitura é limitado, e tenho que fazer uma seleção severa.

Mas o que li, aliado a uma pesquisa concentrada, foi suficiente para entender o sucesso.

James conquistou milhares de mulheres – o grosso de seu público – com o erotismo feminino. O sexo é farto em sua obra. E fácil de consumir. É como se você estivesse vendo um filme de Hollwood, acompanhado de um saco de pipocas. James não é, literariamente, refinada e sutil como Anais Nin, a grande escritora erótica que foi nos anos 1930 parceira sexual e literária de Henry Miller. É bem mais comercial. Por isso mesmo, seu público é dezenas de vezes maior que o de Anais.

A história, passada em Seattle, gira em torno de um casal dos sonhos, um homem e uma mulher jovens, lindos e ricos – e apaixonados. Ele tem um único problema, que ela vai descobrindo aos poucos: é patologicamente controlador. A outra coisa nova que ela conhece nele depois do casamento é que ele gosta de sexo sadomasoquista. Fora o sexo, o enredo tem a dose certa de suspense: parece haver algo de suspeito nos negócios do herói.

Os especialistas em mercado de livros acham que James abriu a porta para algo de que as leitoras do novo milênio estavam ávidas: histórias eróticas. Ela teria captado o zeitgeist – o espírito do tempo. Alguns prevêem uma enxurrada de romances feminismo eróticos.

Quem é ela?

Há ainda um mistério em torno disso. Até aqui, a mídia não descobriu o nome real de EL James. O que se sabe é que ela é inglesa, mãe de dois filhos, mora em Londres, tem pouco mais de 30 anos e trabalha em televisão.

EL James entrou já na história literária – não pelo talento, mas por ser o sinal mais evidente de que o futuro dos livros, gostemos ou não, é digital.

Romance Feminino
Erótico

Livros publicados por E.L. James (99) ver mais
    Madame
    Livre
    Freed
    Mister
    Mister
    Mister


Estatísticas
Seguidores1.437
Leitores312.304
Avaliações 4.6 / 862
5
ranking 69
69%
4
ranking 17
17%
3
ranking 8
8%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

7%

93%

Cinthia_a.p.
cadastrou em:
30/04/2012 00:15:23
Lindenberg
editou em:
09/05/2016 15:39:35
Lindenberg
aprovou em:
09/05/2016 15:39:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR