Stela do Patrocínio




Editar

Stela do Patrocínio


Stella do Patrocínio


0.0
0 avaliações

Nascimento: 09/01/1941 - 20/10/1992 | Local: Brasil - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Filha de Manoel do Patrocínio e Zilda Francisca do Patrocínio, Stella trabalhava como doméstica na juventude. Aos 21 anos, morava em Botafogo e, em agosto de 1962, quando pretendia tomar um ônibus para chegar à Central do Brasil, foi parada por uma viatura de polícia, na Rua Voluntários da Pátria. Segundo ela, a polícia a levou ao pronto socorro mais próximo, perto da praia de Botafogo. Dali, foi encaminhada ao Centro Psiquiátrico Pedro II, localizado no Engenho de Dentro, dando entrada na instituição em 15 de agosto. Desse modo, passou a ser involuntariamente um "sujeito psiquiatrizado", recebendo o diagnóstico de esquizofrenia.

No dia 3 de março de 1966, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá (a mesma instituição onde Arthur Bispo do Rosário foi internado). Stella passou a ser paciente do núcleo feminino Teixeira Brandão, local onde permaneceu até o dia de sua morte.

Devido ao longo período de internação involuntária em instituições asilares, quase nada se sabe a respeito de sua vida. Os dados são resultado de ações consolidadas na Colônia Juliano Moreira a partir dos anos 1980, período em que a luta antimanicomial brasileira passou a questionar uma série de questões envolvendo saúde mental, psiquiatria e modelos asilares.

Poemas
poesias

Livros publicados por Stela do Patrocínio (1) ver mais
    Reino dos bichos e dos animais é o meu nome


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Valtemario
cadastrou em:
29/06/2022 20:38:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR