Philippe Lejeune


0.0
0 avaliações

Nascimento: 13/08/1938 | Local:

Philippe Lejeune é um acadêmico francês especializado em autobiografia.
Foi aluno da École normale supérieure de 1959 a 1963. Obteve a Agrégation in Classics em 1962. Em 1963-1964, foi instrutor na Yale University. Em 1999, tornou-se membro do Institut universitaire de France .
É o autor de várias obras com foco em autobiografia e diários.
É cofundador da Associação para Autobiografia e Patrimônio Autobiográfico, criada em 1992.
Philippe Lejeune procurou estabelecer bases teóricas que permitissem uma melhor compreensão do gênero autobiográfico. Em primeiro lugar, estabelecendo uma definição de autobiografia: "o relato retrospectivo em prosa que uma pessoa real faz de sua própria existência, quando enfatiza sua vida individual, em particular a história de sua personalidade. “Philippe Lejeune, aliás, forjou um conceito, o pacto autobiográfico :“ Para que haja uma autobiografia, o autor deve fazer um pacto, um contrato com seus leitores, que lhes conte sobre sua vida em detalhes, e nada mais a vida dele."

Introspecção de um lado, exigência de verdade do outro, este duplo movimento caracteriza o gênero autobiográfico. No entanto, múltiplos parâmetros (deficiência ou não de memória, falta ou excesso de sinceridade, método adotado etc.) sempre tornam única a abordagem de quem se propõe a contar a história de sua própria existência.

Alain Robbe-Grillet, em particular, contestou o pacto definido por Lejeune. Desde o início de sua autobiografia, ele o ataca pelo nome e depois insiste em seus pontos de desacordo. A oposição dos dois homens deu origem a uma disputa duradoura.

Biografia
Autobiografia
Memórias
Ensaios

Livros publicados por Philippe Lejeune (3) ver mais
    On Diary
    O pacto autobiográfico
    Le pacte autobiographique


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Valtemario
cadastrou em:
24/01/2023 10:30:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR