Catel Muller


0.0
0 avaliações

- 27/08/1964 | Local: França - Paris - Estrasburgo

Formada pela École supérieure des arts decoratifs em Estrasburgo , Catel Muller começou sua carreira publicando álbuns infantis para Hachette, Épigones, Nathan, Dupuis e Hatier. Uma seleção na Feira do Livro Infantil de Bolonha e cerca de cinquenta livros ilustrados pontuam esta parte de seu trabalho. Ela também ilustra L'Encyclo des filles em Plon.

Ao mesmo tempo, Catel Muller conversou com adultos pela primeira vez em 2000, escrevendo roteiros para a série de televisão A guy, a girl . Ansiosa por entrar nos quadrinhos, ela ficou entusiasmada com a recusa de um editor que queria confiná-la à literatura infantil; Ela então juntou forças com a roteirista Véronique Grisseaux para criar o primeiro álbum da série Lucie , que abriu caminho para uma certa história em quadrinhos feminina com preocupações contemporâneas.

Em 2005, ela ganhou o Prêmio do Público no Festival de Angoulême pelo álbum Le Sang des Valentines ilustrado e escrito em colaboração com Christian De Metter

Em 2007, recebeu o Grande Prêmio RTL de quadrinhos e , em 2008, o Grande Prêmio do Público Essentiel FNAC-SNCF de Angoulême por sua biografia homônima em quadrinhos de Kiki de Montparnasse , ilustrada a partir do roteiro de José -Louis Bocquet .

Catel Muller dedicou álbuns à historiadora da arte Rose Valland , à cantora Édith Piaf e à atriz Mireille Balin . Este último álbum, intitulado Dolor e escrito por Philippe Paringaux , foi selecionado como Fora da competição no festival de Angoulême 2010 e ganhou o prêmio Coup de foudre no festival Bulles en Nord.

Sua história em quadrinhos Olympe de Gouges, que ilustrou, com roteiro de José-Louis Bocquet , ganhou o Grand Prix littéraire de l'Hoine Madame Figaro 2012 na categoria Biografias / Documentos.

Em 2014, Catel recebeu o Prêmio Artemísia de quadrinhos femininos por Assim Be Benoîte Groult , publicado pela Editions Grasset , história em quadrinhos que escreveu e ilustrou.

Recentemente, publicou uma adaptação em quadrinhos da vida da mãe da atriz Mylène Demongeot , Adieu Kharkov com Claire Bouilhac e uma história em quadrinhos sobre a vida de Joséphine Baker com roteiro de seu companheiro José-Louis Bocquet .

Eles estão trabalhando em 2018 em uma biografia em quadrinhos do pioneiro do cinema Alice Guy . Em 2019, Le Roman des Goscinny, nascimento de um gaulês (Grasset), uma biografia desenhada em René Goscinny, apareceu .

HQ
comics
mangá

Livros publicados por Catel Muller (4) ver mais
    Olympe de Gouges
    Olympe de Gouges
    Kiki de Montparnasse
    Kiki de Montparnasse


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Valtemario
cadastrou em:
20/06/2023 11:05:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR