Byung-Chul Han


5.0
9 avaliações

| Local: Coreia do Sul - Seul

Byung-Chul Han estudou metalurgia na Universidade da Coreia em Seul antes de se mudar para a Alemanha na década de 1980 para estudar filosofia, literatura alemã e teologia católica em Freiburg im Breisgau e Munique. Em 1994 ele recebeu seu doutorado em Freiburg com uma dissertação sobre Stimmung, ou humor, em Martin Heidegger. Até recentemente, Han se recusava a dar entrevistas para o rádio e a televisão e raramente divulgava quaisquer dados biográficos ou pessoais, incluindo sua data de nascimento, em público. Ele é católico.

Em 2000, ingressou no Departamento de Filosofia da Universidade de Basel, onde completou sua habilitação. Em 2010 tornou-se membro do corpo docente da Karlsruhe University of Arts and Design, onde suas áreas de interesse foram a filosofia dos séculos 18, 19 e 20, ética, filosofia social, fenomenologia, teoria cultural, estética, religião, teoria da mídia e filosofia intercultural. De 2012 a 2017 lecionou filosofia e estudos culturais na Universität der Künste Berlin (UdK), onde dirigiu o recém-criado programa de estudos gerais Studium Generale.Han é autor de mais de vinte livros, sendo os mais conhecidos tratados sobre o que ele chama de "sociedade do cansaço" (Müdigkeitsgesellschaft), "sociedade da transparência" (Transparenzgesellschaft) e o conceito de shanzhai, um estilo de imitação. A variação, cujas raízes são, ele argumenta, intrínsecas à cultura chinesa, minam a distinção frequentemente feita entre original e falso, e práticas pré-existentes que na filosofia ocidental são chamadas de desconstrutivas.

O trabalho atual de Han enfoca a transparência como uma norma cultural criada pelas forças neoliberais do mercado, que ele entende como o impulso insaciável em direção à divulgação voluntária que beira o pornográfico. De acordo com Han, os ditames da transparência reforçam um sistema totalitário de abertura em detrimento de outros valores sociais como vergonha, sigilo e confiança. Han escreveu sobre tópicos como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de personalidade limítrofe, esgotamento, depressão, exaustão, internet, amor, multitarefa, cultura pop, poder, racionalidade, religião, mídia social, subjetividade, cansaço, transparência e violência.

Ensaios
Filosofia
Sociologia

Livros publicados por Byung-Chul Han (23) ver mais
    Shanzhai
    Vita contemplativa ou sobre a inatividade
    Infocracia
    Hegel e o poder
    A expulsão do outro
    Não-coisas


Estatísticas
Seguidores11
Leitores26.971
Avaliações 5 / 9
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR