Noam Chomsky (Em Português)




Editar

Noam Chomsky (Em Português)


Avram Noam Chomsky


5.0
3 avaliações

Nascimento: 07/12/1928 | Local: Brasil - Pensilvânia - Filadélfia

Avram Noam Chomsky é um professor e intelectual público americano conhecido por seu trabalho em linguística, ativismo político e crítica social. Às vezes chamado de "o pai da linguística moderna", Chomsky também é uma figura importante na filosofia analítica e um dos fundadores do campo da ciência cognitiva. É professor laureado de linguística na Universidade do Arizona e professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Chomsky escreveu mais de 150 livros sobre temas como linguística, guerra e política. Ideologicamente, ele se alinha ao anarco-sindicalismo e ao socialismo libertário.

Nascido de imigrantes judeus asquenazitas na Filadélfia, Chomsky desenvolveu um interesse inicial pelo anarquismo a partir de livrarias alternativas em Nova York. Estudou na Universidade da Pensilvânia. Durante seu trabalho de pós-graduação na Harvard Society of Fellows, Chomsky desenvolveu a teoria da gramática transformacional pela qual obteve seu doutorado em 1955. Naquele ano, ele começou a lecionar no MIT e, em 1957, emergiu como uma figura significativa na linguística com seu trabalho de referência Estruturas Sintácticas, que desempenhou um papel importante na remodelação do estudo da linguagem. De 1958 a 1959, Chomsky foi bolsista da National Science Foundation no Institute for Advanced Study. Ele criou ou co-criou a teoria da gramática universal, a teoria da gramática gerativa, a hierarquia de Chomsky e o programa minimalista. Chomsky também desempenhou um papel fundamental no declínio do behaviorismo linguístico, e foi particularmente crítico do trabalho de B. F. Skinner.

Um opositor declarado do envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã, que ele via como um ato do imperialismo americano, em 1967 Chomsky chamou a atenção nacional por seu ensaio anti-guerra "A Responsabilidade dos Intelectuais". Associando-se à Nova Esquerda, foi preso várias vezes por seu ativismo e colocado na lista de adversários políticos do presidente Richard Nixon. Ao mesmo tempo em que expandiu seu trabalho em linguística nas décadas seguintes, ele também se envolveu nas guerras linguísticas. Em colaboração com Edward S. Herman, Chomsky mais tarde articulou o modelo de propaganda da crítica da mídia em Manufacturing Consent, e trabalhou para expor a ocupação indonésia de Timor-Leste. Sua defesa da liberdade incondicional de expressão, incluindo a da negação do Holocausto, gerou controvérsia significativa no caso Faurisson dos anos 1980. O comentário de Chomsky sobre o genocídio cambojano também gerou polêmica. Desde que se aposentou do ensino ativo no MIT, ele continuou seu ativismo político vocal, incluindo a oposição à invasão do Iraque em 2003 e apoiando o movimento Occupy. Chomsky começou a lecionar na Universidade do Arizona em 2017.

Chomsky é amplamente reconhecido por ter ajudado a desencadear a revolução cognitiva nas ciências humanas, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova estrutura cognitivista para o estudo da linguagem e da mente. Chomsky continua sendo um dos principais críticos da política externa dos EUA, do capitalismo contemporâneo, do envolvimento dos EUA e do papel de Israel no conflito israelense-palestino e da mídia de massa. Chomsky e suas ideias são altamente influentes nos movimentos anticapitalistas e anti-imperialistas.

Educação
Ensaios
Filosofia
Informática e Tecnologia
Política
Sociologia

Livros publicados por Noam Chomsky (Em Português) (67) ver mais
    Os segredos das palavras
    As consequências do capitalismo
    O Programa Minimalista
    As Consequências do Capitalismo
    Terrorismo ocidental


Estatísticas
Seguidores6
Leitores8.827
Avaliações 5 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

MR. Robot
editou em:
18/08/2023 18:00:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR