Latifa al-Zayyat,Latifa Zayyat



Editar

Latifa al-Zayyat,Latifa Zayyat


0.0
0 avaliações

Nascimento: 08/08/1923 - 10/09/1996 | Local: Reino do Egito - Damieta - Damieta

Latifa al-Zayyat (árabe: لطيفة الزيات) foi uma ativista e escritora egípcia, mais famosa por seu romance The Open Door, que ganhou a primeira Medalha Naguib Mahfouz de Literatura.

Al Zayyat nasceu em Damieta, no Reino do Egito, em 8 de agosto de 1923. Ela obteve seu diploma de bacharel em Inglês em 1946 pela Universidade do Cairo. Ela se juntou ao grupo comunista Iskra enquanto cursava o último período na Universidade. Ela foi presa e detida na prisão de Hadra em 1949 durante as manifestações estudantis contra a ocupação britânica do país. No mesmo incidente, seu primeiro marido também foi detido e encarcerado. Após sua libertação da prisão, ela obteve seu doutorado na Universidade do Cairo em 1957. Durante o mesmo período, trabalhou para a revista esquerdista Al Tali'a como editora cultural.

Ela foi, com Inji Efflatoun, membro fundador em 1945 da Rabitat Fatayat al jami'at wa al ma'ahid (Liga das Moças das Universidades e Institutos). Al Zayyat foi professora de inglês no Girls College da Universidade Ain Shams e presidente do departamento de inglês da mesma universidade. Ela também atuou como diretora da Academia de Artes Egípcia. Ela foi novamente presa em 1981, enquanto chefiava o Comitê para a Defesa da Cultura Nacional, que havia sido criado em oposição aos acordos de Camp David.

Dois dos romances de Al Zayyat foram traduzidos para o inglês, The Owner of the House e The Open Door. Este último, publicado em 1960, era surpreendentemente moderno para a época, tanto pelo uso do árabe egípcio coloquial quanto pela representação do despertar político e sexual da personagem principal. O romance começa em 1946 e termina em 1956, com a Crise de Suez. A obra tem uma adaptação para o cinema que se tornou muito popular. Al-Zayyat também escreveu muitos ensaios sobre mulheres, críticas, bem como resenhas de romances e acontecimentos políticos.

Al Zayyat morreu de câncer aos 73 anos no Cairo, em 10 de setembro de 1996.

Biografia
Autobiografia
Memórias
Ficção
Política
Romance

Livros publicados por Latifa al-Zayyat,Latifa Zayyat (1) ver mais
    The Open Door


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Perigor
cadastrou em:
17/01/2024 11:47:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR