Ernest Becker




Editar

Ernest Becker


Ernest Israel Becker


4.8
4 avaliações

Nascimento: 27/09/1924 - 06/03/1974 | Local: Estados Unidos da América - Massachusetts - Springfield

O que faz as pessoas agirem do jeito que agem? Esta foi a principal pergunta que cativou e acompanhou Ernest Becker durante toda a sua vida intelectual. Ele estava determinado a perseguir essa questão aonde quer que ela o levasse. Por ter se recusado a permitir que sua pesquisa ficasse confinada aos limites de qualquer disciplina específica, sua carreira acadêmica, encerrada muito cedo pelo câncer (aos 49 anos), foi dispersa e tempestuosa. A partir do momento em que completou seu doutorado, em 1960, até a sua morte em 1974, Becker produziu um fluxo constante de livros e artigos científicos de rara e incomum profundidade, que ele próprio resumia, durante parte de sua carreira, como uma "ciência do homem".

Becker nasceu em Springfield, Massachusetts, de pais judeus imigrantes vindos da Europa. Depois de completar o serviço militar, servindo na infantaria, ajudou a libertar um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra. Ao retornar para a América, graduou-se na Universidade de Syracuse, em Nova York. Após a formatura, foi trabalhar na Embaixada dos EUA, em Paris, como oficial administrativo. Por volta dos 30 anos, retornou à Universidade de Syracuse para prosseguir seus estudos de pós-graduação em antropologia cultural. Becker completou seu doutorado em 1960, e sua tese de doutorado -- Zen, A Rational Critique (1961) -- foi publicada, sendo o primeiro de seus nove livros. Depois de lecionar em Syracuse e em Berkeley, tornou-se professor na Universidade Simon Fraser, em Vancouver (Canadá), onde permaneceu até a sua morte.

Becker recebeu o importante Prêmio Pulitzer, na categoria de não-ficção, por seu livro mais conhecido e abrangente, "A Negação da Morte" (The Denial of Death), em 1974, após a sua morte, como reconhecimento tardio de um trabalho que representava, na verdade, o amadurecimento e o refinamento de teorias que haviam sido desenvolvidas em todos os seus livros anteriores.

Becker chegou a conclusão de que a investigação psicológica chega, inevitavelmente, a um beco sem saída, além do qual os sistemas de crenças precisam ser invocados para satisfazer a psique humana. O alcance de tal perspectiva, consequentemente, engloba ciência e religião, talvez até mesmo o que Sam Keen sugere ser a maior conquista de Becker: a criação de uma "ciência do mal". Ao formular suas teorias, Becker apoiou-se na obra de Søren Kierkegaard, Sigmund Freud, Norman O. Brown, Erich Fromm, Wilhelm Reich, dentre outros, mas, especialmente, em Otto Rank. Ele chegou a acreditar que o caráter de uma pessoa é formado, essencialmente, em torno do processo de negação de sua própria mortalidade, afirmando que essa negação é necessária que a pessoa consiga "funcionar" no mundo. Chamou esse mecanismo de "armadura de caráter", alegando que todos os seres humanos possuem e precisam dessa "armadura", mas ela impede um genuíno auto-conhecimento. Ele acreditava que muito do mal provocado pelo ser humano no mundo era conseqüência dessa necessidade de negar a morte.

Nos 35 anos que se passaram desde a sua morte, as ideias de Ernest Becker vem aos poucos chamando a atenção de um número cada vez maior de acadêmicos, scholars independentes ou pesquisadores trabalhando em diversas disciplinas. Suas teorias alcançaram vários campos de pesquisa, tais como psicologia social, psicologia humanista, teologia, ciências da religião, literatura inglesa, filosofia existencial, trabalho social clínico, justiça criminal, estudos sobre guerra e paz, Holocausto, terrorismo, administração pública e liderança gerencial, dentre outros.

Não-ficção

Livros publicados por Ernest Becker (10) ver mais
    The Denial of Death
    Escape from Evil [Paperback]
    A Negação da Morte
    Birth and Death of Meaning
    The Lost Science of Man [Paperback]
    Angel in Armor


Estatísticas
Seguidores14
Leitores1.826
Avaliações 4.8 / 4
5
ranking 80
80%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Jussara
cadastrou em:
11/12/2012 01:29:34
Jussara
editou em:
04/01/2024 16:28:55
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR