Com uma linguagem simples e quase didática, sem que isso lhe tire o sabor do estilo, o poeta Affonso Romano de Sant’Anna apresenta um fascinante estudo em Barroco: do quadrado à elipse. O autor, para explicar o tema central do livro - a metamorfose do quadrado renascentista na elipse barroca - utiliza-se de inúmeros e criativos exemplos arquitetônicos, pictóricos, musicais e literários, que conferem à obra um caráter enciclopédico que, longe de afastar o leitor, o coloca mais próximo do assunto estudado. Desde as primeiras linhas, o livro é original. Estamos em Roma, passeando em seus palácios e monumentos, como por exemplo a igreja Gesù, construída para os jesuítas entre 1568-1584 por Vignola e Della Porta. De repente, num jogo de fuga e contraponto, nos vemos nos confins de Minas Gerais, apreciando as fachadas desenhadas por Aleijadinho. Desta forma, entendemos a maneira barroca de ver o mundo que Affonso Romano de Sant’Anna nos propõe. Fascinante notar neste ensaio, não fosse seu autor o poeta consagrado que é, as interpretações de obras e escritores os mais distintos, e como elas se adaptam perfeitamente ao tema. Assim, temos desde o padre Antônio Vieira ao contemporâneo José Saramago, passando por clássicos do século 20 como Joyce, Kafka, Borges e García Márquez, os brasileiros Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Osman Lins e até o cineasta Gláuber Rocha, todos em surpreendes análises.
Arquitetura e Decoração / Artes / História